Por Eduardo Alves


O livro vai ser distribuído no serviço de pediatria do CHCB

A ideia surgiu através do serviço de pediatria do CHCB. Em contactos com alguns docentes e profissionais da Faculdade de Medicina da UBI, os responsáveis hospitalares aludiram o facto de não existir nenhuma publicação destinada às crianças que ficam internadas na pediatria da Covilhã.
O desafio veio até à UBI e Madalena Sena, funcionária que presta apoio ao secretariado da Unidade de Artes e Letras, prontificou-se a desenhar o conteúdo da publicação. Esta bacharel em Artes Gráficas conta no seu currículo com algumas colaborações, nomeadamente em jornais regionais, “ao nível de cartoon’s”. Daí que a ideia de desenhar para crianças tenha sido encarada como “mais um desafio e uma continuidade ao trabalho até aqui desenvolvido”.
Este livro vai ser composto por cerca de 20 páginas, nas quais, as crianças têm acesso a um conjunto vital de informações. A ilustração, a cargo de Madalena Sena, é complementada com vários textos elaborados pelos responsáveis pelo serviço de pediatria da unidade hospitalar covilhanense. Ao longo das 20 páginas, as crianças podem encontrar diversos jogos, bonecos para colorir e recortar. Actividades que são acompanhadas por informações relativas aos horários de visita, à permanência dos pais na unidade hospitalar, aos cuidados que as crianças devem ter no hospital, entre outras.
Previsto para este mês, o livro vai ser impresso na UBI e distribuído, posteriormente, no CHCB.