Por Eduardo Alves


A redução em um ano lectivo dos cursos, é uma aproximação a Bolonha

Foi aprovada na última reunião do Senado a reestruturação dos cursos de Gestão e de Economia, até agora com cinco anos lectivos. Uma mudança que vai reduzir em um ano o tempo de duração destas duas licenciaturas.
Nas palavras do vice-reitor Mário Raposo, “houve uma necessidade de adaptar os cursos ao que se exige na formação de ponta nas áreas em questão”. Medidas tomadas depois de vários estudos e consultas feitas, tendo em linha de conta toda a legislação vigente. Uma das preocupações dos responsáveis pelos dois cursos que agora passam a ter quatro anos foi a de continuar a corresponder às directrizes “da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas”, lembra Mário Raposo. Isto porque, a licenciatura em Gestão da UBI é uma das acreditadas por esta organização. Todos os alunos que terminem o seu curso nesta área têm possibilidade “de se inscrevem na Câmara dos Técnicos”, lembra o vice-reitor. O mesmo acontece com o curso de economia.




Período de transição

Esta medida tomada agora pelo Senado da UBI vai ao encontro “do que está previsto no Tratado de Bolonha”, alude o responsável. Durante os próximos anos, a fazer fé na legislação já conhecida sobre este assunto, grande parte das licenciaturas serão reduzidas para três anos. Este passo “é também uma aproximação a essa mudança”, sublinham os responsáveis. Mário Raposo adianta ainda que esta medida “resulta de um grande esforço por parte do Departamento e de todos os docentes que estão envolvidos nos cursos”. Preparar as transformações e antecipar estas mudanças “foi algo que requereu um esforço suplementar”, reitera o docente.