Uma terra de fronteira





 

 

 

 

 

 

 




 

 

 


Olivença




Lugar de fronteira a marcar a divisão entre as larhgas planícies alentejanas e o começo de terras de Espanha. Desde tempos imemoriáveis que os dois países ibéricos, de forma diferente, reclama para si a propriedade de Olivença. Uma terra com história que fica já na história.
As suas gentes têm sabido retirar proveitos desta luta de interesses. Umas vezes com um pé em espanha, outras com os dois em Portugal. Mas é de história, de passagens que ficam gravadas na memória, que se vai fazendo a construção e manutenção destes lugares. Olivença é um lugar que tem muito para mostrar. Desde as paisagens que dão a sensação de grandiosidade do Alentejo, até às construções seculares presentes no povoado.
Sublinhar, neste caso, as duas igrejas da localidade, bem como, o edif´cio da câmara municipal. A praça velha, onde, em outros tempos, funcionava um tribunal, é também ponto de passagem obrigatório. E para o visitante que percorra um bom número de quilómetros em estradas secundárias, até Olivença, não vai custar nada andar mais uns quantos e pisar terra espanhola.