NC / Urbi et Orbi


As populações mais idosas são o alvo desta viatura

O Fundão dispõe desde quinta-feira, de uma Unidade Móvel de Saúde (UMS). Uma viatura que vai circular pelo concelho e permite prestar cuidados de saúde primários e serviços de enfermagem, sobretudo nas aldeias e povoações mais afastadas das extensões e centros de saúde.
O veículo foi entregue ontem pelo secretário de Estado Adjunto do ministro da Saúde, Patinha Antão, durante a visita ao concelho, onde inaugurou também as extensões de saúde de Janeiro de Cima e de São Martinho, tal como o núcleo da Cruz Vermelha do Fundão.
O protocolo entre a autarquia e a Administração Regional de Saúde do Centro para a entrega da viatura foi assinado há um mês atrás, onde foi logo agendada nova deslocação de Patinha Antão ao Fundão, com esse objectivo. A aquisição do veículo foi da responsabilidade da Câmara, o equipamento ficou a cargo do ministério da tutela e a equipa de enfermagem será destacada pelo Centro de Saúde.
A Unidade Móvel vai complementar o trabalho das 25 extensões de saúde existentes e Patinha Antão sublinha que terá um efeito preventivo, na medida em que as pessoas vão controlando vários aspectos da sua saúde. O governante explicou ainda que "para situações que precisem de uma análise imediata o pessoal da viatura rapidamente contacta com as extensões e centros de saúde".
O secretário de Estado entende que se justifica no Fundão esta unidade móvel, cuja aquisição e equipamento vai rondar os 50 mil euros (dez mil contos), devido à dispersão e circunstâncias do concelho.
As primeiras UMS começaram a funcionar há seis meses, já foram entregues oito e, segundo o governante, têm sido bem recebidas em locais como o Algarve ou Trás-os-Montes. Na região centro, salienta Manuel Frexes, trata-se da primeira, num concelho com a população dispersa por 31 freguesias e 80 povoações.