Iniciativa conjunta
Escolas Agrária e de Educação
ajudam crianças com deficiências

As Escolas Superiores Agrária e de Educação de Castelo Branco (ESACB e ESECB) vão ajudar pessoas com necessidades especiais.

NC / Urbi et Orbi


O protocolo foi assinado com a Associação Educar, Reabilitar, Incluir Diferenças (AERID) e pretende acompanhar crianças, jovens e adultos com deficiências, através de hipoterapia e equitação.
A iniciativa pretende aplicar às actividades equestres objectivos terapêuticos em níveis motor, cognitivo, social e emocional. O intuito passa favorecer a relação entre cavalo e cavaleiro, que obriga este a manter uma postura mais correcta do corpo e ajuda a inibir comportamentos patológicos. Desta forma, os indivíduos sujeitos a este tipo de terapia podem promover níveis de motivação pessoal capazes de desbloquear e desenvolver determinados aspectos nas áreas da comunicação, auto-estima e valorização social.
Segundo o protocolo, à ESACB compete ceder meios humanos, equipamentos, animais e infra-estruturas necessárias às actividades necessárias às terapias. Por sua vez, também a ESECB tem que fornecer recursos humanos e materiais relacionados com a educação física, na vertente da reabilitação. Já à AERID compete organizar acções de formação, promover e recolher patrocínios para as mesmas e facultar a realização de estudos de alunos e docentes de ambos os estabelecimentos de ensino, nas áreas das actividades equestres e das Ciências da Educação.