Penamacor
Misericórdia transforma
antigo hospital em Centro Multiusos

A Santa Casa da Misericórdia de Penamacor está a transformar o antigo hospital num Centro Multiusos onde irão funcionar o Centro de Dia de Idosos, bem como o Centro de Apoio à Juventude da Vila. O custo total da obra ronda os 150 mil euros.

NC / Urbi et Orbi


A Santa Casa da Misericórdia de Penamacor iniciou já as obras de reconstrução do edifício do antigo hospital, que se tornará um Centro Multiusos, onde irão funcionar o Centro de Dia de Idosos, bem como o Centro de Apoio à Juventude daquela vila raiana. A nova estrutura contará com instalações de suporte (cozinhas, lavandarias) ao Centro de Dia e ao apoio domiciliário a idosos, com refeitório e com salas de convívio. Contará ainda com uma sala de terapia ocupacional, onde poderão ser realizadas actividades de artesanato e formação destinadas a idosos. No mesmo edifício funcionarão também salas de actividades de tempos livres para crianças e jovens e haverá ainda uma biblioteca e um auditório equipado com sistema de projecção vídeo.
A recuperação deste edifício havia sido colocada como um objectivo pelo actual Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Penamacor, Valter Lemos, mas, devido aos valores envolvidos não foi possível iniciar-se até agora.
De referir que, a primeira fase de reconstrução que agora se iniciou, está prevista executar-se exclusivamente com fundos próprios da Santa Casa da Misericórdia, dado que o Governo através do Serviço Regional de Segurança Social de Castelo Branco, não aceitou contribuir, até ao momento, com qualquer comparticipação, ao contrário do que tem feito com todas as estruturas semelhantes existentes noutros concelhos do distrito. O custo total da obra é próximo de 150 mil euros, custando a fase que agora se iniciou, cerca de 130 mil.
A reconstrução deste edifício, onde funcionou o hospital da Misericórdia até pouco antes do 25 de Abril de 1974, além de encerrar grande simbolismo para aquele concelho, é o ultimo passo de um programa de conservação e reconstrução de património que a Santa Casa da Misericórdia de Penamacor tem vindo a realizar na última dúzia de anos. Assim, tiveram já lugar obras de conservação e reconstrução do recinto e capela de Santo Cristo, da Igreja da Misericórdia e do convento e Capela de Santo António. Esta, sendo aliás uma das mais importantes peças de património arquitectónico classificado da região, foi recentemente objecto de reconstrução do seu telhado, aguardando-se a recuperação das pinturas do seu tecto.