Estudar a parte emocional do atleta foi uma das funções desta tese
Mestrado em Ciências do Desporto
A filosofia do atleta

Relacionar dois campos do saber algo distintos nem sempre é tarefa fácil. Contudo, a dissertação de mestrado em Ciências do Desporto apresenta na UBI por Victor Ló faz a ligação entre a educação física e a filosofia.


Por Eduardo Alves


Falar sobre a motricidade humana é, no entender de Victor Manuel Ruivo Ló, falar de um corpo dividido em duas partes fundamentais. Todos os movimentos físicos do ser humano são comandados pelo cérebro. Este órgão fundamental do corpo pode sofrer variações ou “estados de espírito que podem condicionar a actuação da parte física do corpo”, adianta o autor da tese em Ciências do Desporto.
Um estudo intitulado de “Corporeidade e Motricidade Humana” que vem colmatar “uma falha visível ao nível de algumas áreas”, sublinha Victor Ló. Isto porque, esta tese pretende fazer a ligação entre a educação física e a preparação do corpo e a filosofia como ciência que trata das questões “mais espirituais”. Para o autor da tese que recebeu nota máxima do júri, “muitas das vezes não se contempla a parte cerebral no desempenho físico dos atletas”. A motricidade e a ligação à corporeidade “pretendem mostrar a ligação e as interferências que um bom ou mau estado de espírito de uma pessoa podem ter no seu desempenho a nível físico”.
Durante a elaboração da tese Victor Ruivo Ló encontrou alguns obstáculos “ao nível bibliográfico”. Segundo este investigador “existe uma grande lacuna de estudos nesta área ou no tema em questão”. O estudo de algumas teorias filosóficas “também se mostrou algo difícil”. A tese teve como júri Manuel Sérgio Vieira e Cunha, professor catedrático aposentado da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa e Fernando Franco de Almada, professor associado da Universidade da Beira Interior.