O núcleo de Filosofia vai discutir a temática do associativismo
“Sexto Empírico” em debate
Estudantes de filosofia promovem colóquio

Um evento organizado pelo Núcleo de Estudantes de Filosofia da UBI (Sexto Empírico) vai juntar à mesma mesa alguns nomes ligados ao associativismo. A iniciativa vai decorrer no dia de reflexão que antecede as eleições para a AAUBI.


Por Eduardo Alves


No próximo dia 8 de Março, o Sexto Empírico vai juntar à mesma mesa um conjunto de personalidades ligadas ao associativismo. Debater e importância que este tem para a sociedade e também para a comunidade académica é a principal meta deste iniciativa. A decorrer no dia de reflexão que antecede as eleições para a associação académica, os estudantes de filosofia pretendem, de certa forma, dar um contributo útil para o esclarecimento deste tema.
O leque de oradores é composto por André Barata, professor da UBI que fala sobre a “Avaliação de questões: vontade, responsabilidade, civismo, ética e crença”; Fátima Geraldes da Silva, socióloga, apresenta o tema sobre “Associações Desportivas, Recreativas e Culturais, o caso da Covilhã”, Bernardino Gata, delegado do INATEL na Covilhã intervem com o tema “Valorização humana através do associativismo”, Vasco Cardoso, ex-presidente da AAUBI apresenta a “Participação para a democracia-cidadania do associativismo estudantil”, Joaquim Matias, vereador da Câmara Municipal da Covilhã participa neste evento com o “Historial do investimento da autarquia na infra-estrutura desportiva e cultural” e por último, um delegado do Instituto Português da Juventude, delegação de Castelo Branco, vem falar sobre “O estado do associativismo”.
A iniciativa dos alunos de Filosofia terá lugar no anfiteatro da Associação Académica da Universidade da Beira Interior, dia 8 de Março, pelas 20 horas e 30 minutos e está aberta a todos os que queiram estar presentes.