Este projecto foi desenvolvido em oito escolas primárias do Fundão
Festival Internacional de Cinema
“A Ovelha Azul” no “Videotivoli”

Um filme realizado por crianças de escolas do concelho do Fundão vai viajar até terras do Norte da Europa. Nos écrans do Festival Internacional de Cinema da Finlândia este será o único filme português a ser visto.



A curta-metragem “A Ovelha Azul”, realizada pelos alunos de oito escolas primárias do concelho do Fundão, acaba de ser seleccionada para o “Videotivoli”, integrado na 35ª edição do Festival Internacional de Curtas-metragens de Tampere (Finlândia). Este Festival decorre no início deste mês e é considerado o mais importante acontecimento do género no Norte da Europa. A importância desta selecção é ainda maior pelo facto de “A Ovelha Azul” ser o único filme português presente no festival.
“A Ovelha Azul” tem projecções agendadas para os próximos dias 7 e 10, às 10 horas, em sessões dedicadas especialmente a crianças do ensino básico mas abertas ao público em geral. Recorde-se que este filme foi realizado em 2004, no âmbito do projecto “Frame a Frame”, desenvolvido pela Cooperativa Cinema Jovem, sob orientação de Nelson Fernandes e Rodolfo Pimenta, nas escolas de Peroviseu, Salgueiro, Quintãs, Monte Leal, Capinha, Alpedrinha, Castelo Novo e Orca. O projecto envolveu cerca de 200 crianças na globalidade das oito escolas do 1º Ciclo e contou com o apoio do Programa VER do ICAM e da Câmara Municipal do Fundão. O filme foi estreado em Outubro último, integrado no “Programa Escolas” do Festival IMAGO 2004.
O “Videotivoli” é um evento que, ao longo de uma semana, mostra na cidade finlandesa de Tampere filmes e vídeos feitos por crianças dos 5 aos 16 anos, de 37 países de todos os continentes. Os trabalhos abrangem os mais diversos estilos – da animação, à ficção, passando pelos documentários ou mesmo pelos vídeo-clips musicais – e foram feitos pelas próprias crianças ou no âmbito de projectos escolares.