Entre os próximos dias 4 e 5 de Março, a UBI acolhe as jornadas do cinema
Jornadas sobre a sétima arte
Ontologia do Cinema

Durante dois dias serão discutidas várias questões relacionadas com o cinema. Uma iniciativa que conta com participantes portugueses, brasileiros e espanhóis.



A Sala dos Conselhos da UBI acolhe nos próximos dias 4 e 5 de Março as jornadas “Ontologia do Cinema”. A sessão de abertura, a cargo de António Fidalgo, está marcada para as 14h15 da próxima sexta-feira. Logo de seguida Wilson Gomes, da Universidade da Bahia, no Brasil, apresenta o tema “Princípios de Poética (com ênfase na Poética do Cinema)”. Jesús González Requena, da Universidad Complutense de Madrid, em Espanha, apresentará uma comunicação intitulada “Del vertigo escopico a la tension narrativa”. Ainda no mesmo dia Marcius Freire, da Universidade Estadual de Campinas falará sobre “A questão do autor no filme documentário. O exemplo Jean Rouch”.
Para sábado, a partir das 9h30, “La sombra inmovil del que va a morir. Nota para una iconología del cine de Orson Welles”, será o tema apresentado por Francisco Plaza da Universidad de Valladolid, em Espanha. Todas as comunicações apresentadas terão no final dois comentadores, uma forma de incentivar o debate. No final será realizada uma mesa redonda com todos os participantes das jornadas.

Mais informações sobre as jornadas em:
http://www.labcom.ubi.pt/cinema/