Por Fábio Moreira


Durante dois dias falou-se sobre cuidados médicos na UBI

O Departamento de Cirurgia do Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) organizou, nos passados dias 25 e 26 de Fevereiro, as primeiras Jornadas de Enfermagem Cirúrgica da Cova da Beira.
O evento decorreu no Auditório da Universidade da Beira Interior (UBI) e, segundo a organização, contou com a participação de 340 enfermeiros inscritos para assistir às conferências. Profissionais oriundos um pouco de todo o lado, mas “uma percentagem que ronda os 60% do rol dos inscritos a serem do CHCB”, garantiu-nos Rui Bizarro, membro da comissão organizadora e enfermeiro do serviço de cirurgia deste hospital.
Nestas jornadas os enfermeiros presentes tiveram a oportunidade de trocar experiências profissionais, para depois poderem melhorar os cuidados de enfermagem prestados no dia-a-dia aos doentes do foro cirúrgico. Este era o principal objectivo da comissão organizadora, a par de outros como a divulgação de novos trabalhos científicos na área e o envolvimento dos enfermeiros em espaços de debate para promover a investigação em enfermagem.
Um evento destinado aos enfermeiros, mais concretamente os da área da cirurgia, que não encontrou um público-alvo no lugar específico da sua organização, pois a UBI não possui nenhum curso de enfermagem.
A escolha da universidade para a organização das jornadas prende-se com o facto de “sendo um tipo de evento com uma abrangência e componente científica importa ter lugar nos mais importantes auditórios do país em termos de universidades” disse Rui Bizarro. E continua, “aqui na nossa região, a UBI tem todo o impacto pela sua componente científica, daí a sua escolha”.
As jornadas tiveram início na sexta-feira, 25 de Fevereiro, com uma sessão solene, como é habitual. Depois seguiu-se uma parte introdutória sobre o que é a enfermagem e a imagem profissional dos enfermeiros. Seguidamente entrou-se na parte científica com a abordagem de temas como o doente ostomizado, os cuidados continuados ou a nutrição do doente cirúrgico, entre outros.
Para além das conferências, estas jornadas contaram também com dois workshops. O primeiro na sexta-feira sobre “a compreensão da ciência e arte dos cuidados de enfermagem pelo público em geral”, também com a apresentação do livro “Do Silêncio à Voz”, de Ana Queirós. O segundo, no sábado, a fechar o evento, com demonstração e prática da terapia compressiva nas úlceras venosas.