Por Eduardo Alves


A sexta Lan Party da UBI foi a mais concorrida

Da caixa acrílica saem luzes de todas as cores. Só um olhar mais atencioso mostra a quantidade de fios, sistemas e placas que dão corpo aos computadores pessoais. Ao lado deste “topo de gama informático” está Luís Ferreria. O jovem empresário covilhanense, de 23 anos, participa pela primeira vez numa Lan Party. Uma reunião de pessoas que se interessam por tudo o que diz respeito à informática e aos computadores.
Desde programas, jogos, músicas, passado pela personalização dos aparelhos e terminando na exploração das capacidades destas máquinas, pode assistir-se a um pouco de tudo nesta reunião. Durante dois dias, os participantes ficam ligados entre si e também a uma linha de Internet de banda larga. Esta é já a sexta edição de um evento com estes contornos promovido pelo NINF. A primeira a estar aberta ao público em geral e a contar com um número recorde de participantes. Um total de 68 refere Hêrnani Guerra, da organização do evento. Para além desta novidade, a iniciativa contou com outras surpresas. Durante o decorrer da Lan Party os participantes não se remeteram à simples troca de ficheiros ou programas, mas também participaram em algumas provas.
Seis concursos onde se incluíam jogos de rally, e de estratégia, total de downloads e uploads e também um desafio de melhor computador transformado. Este último tópico é explicado por Hênani Guerra como sendo “o tunning dos automóveis, transportado para a informática”.




Mais eventos similares

Luís Ferreira vai falando enquanto o programa de instalação de um jogo de rally lhe dá algum descanso. Depois de uma noite “a procurar músicas e jogos”, a fadiga começa já a dar os primeiros sinais.
Ainda assim, este jovem empresário do ramo da publicidade não perde a boa disposição. Adepto devoto “de tudo o que tenha a ver com a informática” aprecia de forma positiva a iniciativa do NINF. Com o número de festas deste género “a crescer todos os meses”, Luís Ferreira considera “uma mais valia para a Covilhã” a realização deste evento.
O NINF abre esta actividade, pela primeira vez, ao público em geral. Ainda que os participantes sejam em grande maioria “alunos da UBI”, diz Hêrnani Guerra. O mesmo que adianta que este tipo de eventos desperta a curiosidade em “muita gente de fora”.
Para já, seguem-se as XIV Jornadas de Informática, a realizar entre os dias 29 de Março e 1 de Abril, mas os organizadores prometem mais eventos deste género para breve.