Paulo Osório foi falar sobre a língua no tempo de D. Sancho I
Projecto escolar
Docentes da UBI promovem conferências

Paulo Osório foi o primeiro de três docentes da UBI a estar presente no projecto escolar da EB 2/3 do Tortosendo. Nas próximas semanas, a instituição promove duas outras conferências com docentes da UBI.


Por Eduardo Alves


A Escola básica 2/3 do Tortosendo e a Liga dos Amigos do Tortosendo (LAT) estão a realizar “Um dia no reinado de D. Sancho I”. Esta actividade, que pretende levar os alunos da instituição a trabalhar a temática em causa compreende algumas palestras e conferências sobre as vivências daquela época, em vários aspectos.
A ideia principal dos responsáveis escolares vai no sentido de “recriar todo um dia no reinado de D. Sancho I”. Para tal, os alunos têm feito algumas pesquisas ao nível dos trajes, dos costumes e da vida social daquela época. Todo um trabalho que vai depois aparecer na zona histórica da vila do Tortosendo em Abril próximo.
Para que a reprodução daqueles tempos seja o mais fiel possível, os organizadores das actividades convidaram alguns docentes da UBI para explicarem toda a vivência dos tempos de D. Sancho I, o povoador. Paulo Osório, docente no Departamento de Letras da UBI foi o primeiro a apresentar o seu trabalho sobre a linguagem daquele tempo. No passado dia 24 de Fevereiro, população e docentes da EB 2/3 do Tortosendo ouviram Osório falar sobre “A língua portuguesa na época de D. Sancho I”.
Segundo Osório, especialista nesta área, “as línguas são complexos muito grandes”. Daí que, para este tipo de actividades possa trazer algo de novo aos alunos “tenha de lhes ser explicado todo o processo de modificação dos idiomas”. Este docente lembrou ainda que “a língua e a sua utilização representam o património de um povo”, daí que a recriação da época medieval “sirva também como uma actividade lectiva de forma mais prática”.
Durante o colóquio Paulo Osório explicou a origem do português e também as principais modificações que este dialecto sofreu. Outra das ideias apresentadas por Osório, que reuniu grande aprovação do público foi o facto do docente referir que “a utilização da língua é uma questão política”. As transformações dos dialectos são também reflexos das orientações impostas pelos governantes. Paulo Osório foi o primeiro de três docentes da UBI a estarem presentes nesta actividade. No próximo dia 8 de Abril, Elisa Pinheiro vai falar sobre as rotas da lã e também Antonieta Garcia apresentará, ainda esse mês, uma conferência sobre os judeus na Idade Média.