Hopes and Fears


 

 

 

 

 

 

 

Keane



Universal | 2004


Naturais de Battle, Sussex na Grã Bretanha os Keane são um trio formado por três amigos de infância: Tom Chaplin (voz), Richard Hughes (bateria) e Tim Rice-Oxley (piano) A primeira digressão do grupo no Reino Unido levou Tom, Richard e Tim a actuarem para audiências entre cinco a 300 pessoas. Eles não tinham nada a ver com uma banda normal – não havia guitarrista, algo que muitos consideraram estranho. Os Keane dedicaram-se durante algum tempo a versões de temas de bandas bem conhecidas como os U2 ou os Oasis. Em 1999, já em Londres, começam a apostar na composição de temas originais e, um ano depois, lançam um primeiro single intitulado "Call Me What You Like", ao qual se seguiu "Wolf at the Door". Mas, a grande mudança na carreira dos Keane surgiu no início de 2003 no lançamento de "Everything's Changing". O tema tornou-se imediatamente num enorme sucesso e atirou os Keane para os lugares cimeiros dos tops .
Já em 2004 os Keane foram pela revista Q a “banda do ano” e o seu álbum de estreia “Hopes and Fears”, foi o disco mais vendido em Inglaterra. Nos prémios da indústria britânica referentes ao ano de 2004 os Keane ganharam os Brits de Melhor Álbum Britânico e Revelação do Ano.
Em Portugal “Hopes and Fears” já atingiu o galardão de ouro por vendas superiores a 20 mil unidades. Um disco com sonoridade pop influenciada por bandas como os Radiohead, os Coldplay ou os Travis.
Os Keane estreiam-se no nosso país no próximo dia 10 de Março, num concerto que se realiza no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, onde será possível ouvir temas como “Somewhere only we know", "Everybody‘s changing" e “This is the last time”, entre outros.