Uma actuação que teve como principal objectivo homenagear um antigo docente da escola
Homenagem a Oliveira e Silva
EPABI recorda professor

Escola Profissional de Artes da Beira Interior dá concerto de homenagem a maestro da instituição entretanto falecido.


Por Esmeraldina Costa


A igreja de Nossa Senhora da Conceição na Covilhã foi o lugar escolhido pela direcção da Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI), para prestar uma última homenagem ao professor António Oliveira e Silva, falecido recentemente. A organização deste evento partiu da ideia de Gustavo Regado, director pedagógico da EPABI, e realizou-se no dia 4 de Março.
Durante dez anos Oliveira e Silva desempenhou um importante papel no seio desta instituição como professor e simultaneamente como maestro da Orquestra de Cordas desta escola. Ao longo do seu percurso musical trabalhou em Castelo Branco e em Lisboa e veio para a Covilhã onde desempenhou um importante papel na dinamização pedagógica da música neste concelho e no resto do país. Ao longo de vários anos foi ganhando muitas simpatias e respeito por todos aqueles que conviveram com ele, e em particular os seus alunos que muito esperavam da sua experiência e conhecimentos musicais.
Assassinado à saída de um restaurante em Aveiro por motivos que ainda permanecem desconhecidos, Oliveira e Silva será sempre relembrado como um verdadeiro artista. A EPABI decidiu realizar em seu nome esta homenagem que se iniciou pelo descerramento de uma placa evocativa na sala de audições, onde praticava os ensaios da orquestra com os seus alunos. Mas a verdadeira comemoração efectuou-se na Igreja de Nossa Senhora da Conceição às 21h30 onde antigos alunos e professores se reuniram e deram um concerto com a Orquestra de cordas da escola. Música barroca e sinfonias de Bach e Beethoven foram interpretadas com emoção por alunos e colegas do professor.