Por Filipa Minhós


As conferências de Engenharia Civil voltaram a ganhar destaque na UBI

“O CCC é uma transmissão de experiências de engenheiros mais velhos e de grande gabarito nacional aos alunos de Engenharia Civil e Arquitectura da UBI” – explica Daniel Vicente, presidente do Núcleo de Engenharia Civil (NECUBI).
A quinta edição do CCC, que tem contado com o apoio da reitoria da UBI e de empresas da região, consistiu num conjunto de conferências com especialistas em todas as áreas da Engenharia Civil, em que se destacam as Estruturas, a Geotecnia e o Planeamento.
O anfiteatro 8.1 do Pólo das Engenharias encontrou-se cheio entre os dias 28 de Fevereiro e 3 de Março. Os olhares atentos dos alunos demonstraram o seu grande interesse em conhecer o mundo profissional da Engenharia Civil. “As altas patentes da engenharia convidadas ajudam-nos a despertar o desejo de actuar nesta área. Dão-nos uma visão prática daquilo que aprendemos nas aulas” – revela o presidente do NECUBI.
Porque o saber não é apenas a teoria de conhecimentos científicos e tecnológicos, o CCC pretende mostrar aos estudantes as técnicas e as tecnologias aplicadas pelas empresas, bem como as dificuldades sentidas, pela voz de grandes especialistas da área. “Trouxemos, por exemplo, um engenheiro especializado nas obras do Metro do Porto, uma obra de grande dimensão. Na sua palestra, ele conseguiu transmitir tudo aquilo que sentiu enquanto responsável da obra. São experiências que ensinam, tanto alunos como docentes ou outros técnicos que venham a estas conferências” – explica o Victor Cavaleiro, presidente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECA).
Para Victor Cavaleiro, o ciclo de conferências traz consigo um duplo contributo para a universidade. Por um lado, permite a troca de contactos entre os estudantes e as referências actuais do panorama da engenharia civil, por outro, estas jornadas possibilitam a formação e o desenvolvimento da zona interior. “Os licenciados, distribuídos pelas empresas e pelas Câmaras Municipais desta região, podem vir ao nosso departamento e verificar as inovações dadas neste ou naquele campo”.
Apostando numa qualidade elevada e baseados nas modernas tecnologias de informação, Victor Cavaleiro defende serem estas as condições necessárias para que “o DECA assente num desenvolvimento sustentado e se possa dar mais um salto qualitativo, caminhando paralelamente ao lado das melhores escolas do País”.
Cientes de que «estão no caminho certo», DECA e NECUBI orgulham-se de que o Prémio Secil – Universidades 2004 – Engenharia Civil tenha sido conquistado novamente por dois alunos finalistas da UBI. Os agora engenheiros Clemente Pinto e Miguel Rogeiro foram palestrantes convidados deste ciclo, onde apresentaram o seu projecto vencedor da Ponte Pedonal sobre a Ribeira da Goldra.
No dia 4 de Março, a fechar o ciclo, os estudantes puderam ainda visitar e conhecer o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa.