Por Eduardo Alves


A docente da UBI aprofundou alguns conhecimentos científicos detidos, até ao momento, nesta área

É com destreza e simplicidade que Célia Nunes fala sobre a sua tese de doutoramento no ramo da Matemática. Capacidades detidas por quem anda a estudar o mundo dos números desde os primeiros tempos de escola.
Na sua tese de doutoramento, “que surge na continuidade do mestrado”, Célia Nunes apontou os seus cálculos para “Testes F e relacionados em modelos mistos com cross-nesting ortogonal”. O título ganha ainda mais complexidade quando se verificam os inúmeros cálculos necessários para se encontrar um resultado fidedigno.
Célia Nunes, que actualmente é docente na UBI, refere que esta tese mostra algumas novidades “ao nível do estudo dos testes F”. Como tal, “dá uma distribuição de equações bastante complexa”. Mas, ainda assim, a autora do estudo salienta, que neste tema “conseguiram-se alargar mais os resultados já conhecidos de outras teses e trabalhos”.
O gosto pela matemática foi uma das base que levaram Célia Nunes a optar por esta ciência e por este tema, onde “se trabalha com expressões extremamente complexas”. Um dos parâmetros que a docente faz questão de destacar situa-se ao nível do Departamento de Matemática da UBI. Ainda que a dar os primeiros passos na sua concepção, “são já algumas as teses aqui realizadas e estudos promovidos”. A docente mantém contacto com vários estudiosos nacionais e internacionais para, a nível pessoal ou universitário continuar as suas investigações.
Quanto ao júri desta tese, foi composto por Maria de Fátima Fontes de Sousa, professora catedrática jubilada da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Roman Zmyslony, governamental professor da University of Zielona Gora, João Tiago Praça Nunes Mexia, professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Carlos Alberto dos Santos Braumann, professor catedrático da Universidade de Évora, Carlos Manuel Agra Coelho, professor associado do Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa e António Jorge Gomes Bento, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior.