Nuno Costa vai encontrar a oposição dos "fantasmas"
Eleições para a Associação Académica
Nuno Costa quer continuar
o trabalho já desenvolvido

É já amanhã, quarta-feira, 9 de Março, que decorrem as eleições para a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), às quais concorrem duas lisas, a C e a F.


Por Fábio Moreira


A Lista C, encabeçada por Nuno Costa, parecia ser a única a concorrer às eleições para a AAUBI, a 9 de Março. As quais surgem na sequência da demissão em bloco da anterior direcção, dirigida também por Nuno Costa. Contudo, no início desta semana, a Lista Fantasma, que pautou com humor esta campanha, desvendou as caras de quem dirigia o movimento.
O presidente demissionário da AAUBI, Nuno Costa, havia tomado posse do rumo da associação em Junho de 2004, mas em Dezembro a sua equipa demitiu-se, tendo ficado no entanto em funções até à escolha de uma nova direcção. Com o aproximar do acto eleitoral, foi-se afirmando o cenário de continuidade da Lista C a liderar os destinos da AAUBI, pois mais nenhuma lista parecia querer avançar.
Nuno Costa justifica a demissão pela “aprovação de novos estatutos que implicam um novo calendário eleitoral, coincidente com o ano civil”. O presidente demissionário e a sua direcção acharam “por bem, de consciência tranquila, abdicar de fazer um mandato até Maio e provocar eleições que levem a um mandato que dure até Dezembro, o que trará benefícios em termos fiscais”.
A recandidatura de Nuno Costa e da sua equipa, que sofre poucas remodelações, “saiu do consenso de alguns dos elementos da direcção e de força de vontade que me motiva interiormente para continuar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido”, o qual, segundo este aluno de economia, “é um trabalho que, pelo feedback que vamos tendo, está a ser admirado pela academia”.



Revolução interna

"Nem tudo está bem na academia", dizem os candidatos da lista F

Como prioridades, na Lista C destacam-se a preocupação com os problemas pedagógicos, a aplicação do Processo de Bolonha, a lei da autonomia, o equilíbrio das finanças, a luta por «uma acção social cada vez melhor», entre outros.
Sendo praticamente certa a continuidade da lista C na direcção da AAUBI, esta será composta por uma secção pedagógica, uma secção financeira, uma área para a política educativa e outra para a acção social e ainda secções de administração, secção cultural e secção desportiva. Além disso, terá pessoas destinadas para o apoio aos núcleos e saídas profissionais.
Para além dos projectos, Nuno Costa fala de uma “revolução interna dentro da Associação Académica”. Mais precisamente lança um aviso para os núcleos, que “são parte integrante da AAUBI e têm o mesmo número de contribuinte, o que traz implicações fiscais gravíssimas”, afirma Nuno Costa. E continua dizendo que “a partir de agora, os núcleos vão ter uma responsabilidade acrescida, pois terão de apresentar as suas contas a horas, caso contrário as contas serão congeladas”.
Os núcleos terão também de proceder a uma revisão estatutária, que para Nuno Costa “será importantíssima, para que eles fiquem conformes aos novos estatutos da Associação Académica”.
Por outro lado, a lista F, liderada por Pedro Fonseca , tem como meta principal nestas eleições, “a conquista da Mesa da Assembleia Geral”. Os “Fantasmas” mostram-se preocupados com as mudanças que vão ser operadas pelo Processo e Bolonha, assim como o final do actual Plano de Desenvolvimento da UBI, que termina em 2006. No entender dos elementos desta lista, este devia ser alargado até 2010. o “Fantasmas” referem que “nem tudo está bem na academia” e como as Assembleias Gerias de Alunos são os locais privilegiados de debate, “o objectivo passa por vencer a mesa da assembleia”.