Por Fábio Moreira


O ENDA trouxe cerca de 300 estudantes à Covilhã

No anfiteatro das Sessões Solenes reuniram-se no passado fim-de-semana, membros de associações de estudantes de todo o País. As expectativas da direcção da AAUBI eram muito altas e esperava-se muita gente. Segundo o site oficial do ENDA registaram-se 249 participantes.
Durante três dias discutiram-se os principais temas do ensino superior, com destaque para a implementação do Processo de Bolonha, a Lei da Autonomia, a acção Social e as acções conjuntas a tomar pelo movimento associativo.
Em declarações ao Urbi@Orbi, o presidente da AAUBI, Nuno Costa, afirma que “o objectivo de fazer o ENDA na UBI era trazer o centro de discussão política para a Universidade covilhanense e para a região, o que foi conseguido”. Acrescenta ainda que “a semana foi de bastante importância para a Universidade, não só com este encontro, mas também com os Dias da UBI, a credibilizarem bastante a instituição e a associação a nível nacional”.
Das principais decisões retiradas deste congresso destaque para “O livro negro das Universidades”. Dos vários pontos discutidos na “cidade-neve”, os jovens dirigentes decidiram promover um documento que aponte as principais carências das várias Universidades portuguesas. Este tipo de manual vai servir para reivindicar melhorias nas condições das escolas, nos docentes e em todos os agentes que estão integrados no processo de ensino. A partir de 14 de Abril começa a ronda pelas escolas do superior, onde se vão apontar as faltas de investimento das receitas vindas das propinas nas instituições e no ensino. O documento será depois entregue ao novo governo socialista.
Uma outra novidade retirada deste encontro nacional foi a eleição, por unanimidade, de Artur Patuleia para o Conselho de Avaliação das Universidades. Neste órgão têm lugar membros que representam os estudantes do superior. Para tal, são designados nomes aquando dos encontros nacionais. Neste ENDA realizado na Covilhã, foi um aluno pertencente à AAUBI que viu a sua candidatura ser aprovada por maioria. O próximo ENDA tem lugar em Maio no Porto.




Primeiro ENDA depois das legislativas

Para Nuno Costa, presidente da AAUBI, este encontro tem uma importância bastante assinalável, já que é o primeiro depois das eleições legislativas que deram a maioria absoluta ao novo governo, "que irá aplicar reformas ao ensino superior".
Afirmava Nuno Costa antes do encontro que “questões fundamentais como o Processo de Bolonha ou a Lei da Autonomia vão ser discutidas no ENDA para se fazer uma proposta que será entregue ao novo governo, para este tomar as decisões que entender”.
Chegar à organização do ENDA na UBI foi um processo muito simples, visto que apenas tem que se apresentar uma candidatura no próprio encontro, para a organização do seguinte.
Segundo Nuno Costa “a direcção da AAUBI preparou a candidatura a apresentar no ENDA que se realizou em Dezembro na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, foram feitos alguns contactos com as academias mais importantes, que deram um feedback bastante positivo à candidatura, e assim saiu vitoriosa”.
Quanto ao facto de a actual direcção da AAUBI se encontrar em situação demissionária, segundo o seu presidente “não levantou qualquer problema, pois na altura da candidatura, as associações já sabiam disso e votaram em consciência.