Por Nuno Fernandes


Este vai ser o terceiro festival de tunas organizado pela Desertuna

É já no próximo dia 12 de Março, que a cidade da Covilhã volta a receber na sua grande sala de espectáculos o III FESTUBI, Festival de Tunas Masculinas organizado pela Desertuna.
A Desertuna TAUBI, que recentemente comemorou o seu segundo aniversário, organiza pela terceira vez o FESTUBI, um espectáculo que, segundo Daniel Petrucci, se espera que “seja um momento, não só marcado pela competição” mas também “ pelo bem-estar e espírito académico”.
As tunas que vão pisar o palco do Teatro-Cine e vão entrar no concurso deste III FESTUBI são: a Magna Tuna Cartola, de Aveiro, que volta à cidade da Covilhã para defender os prémios que ganhou no II FESTUBI, realizado no ano transacto, a TASCA, Tuna Académica Setúbal Cidade Amada, de Sétubal, Tunadão 1998, Tuna do Instituto Superior Técnico de Viseu, a Tuna de Medicina de Coimbra e a Estuna de Castelo Branco.
Sérgio Monteiro, magister da Desertuna TAUBI, espera que este festival “seja um grande espectáculo” e que as tunas “acima de tudo, se divirtam e levem do III FESTUBI muitas e boas recordações” e que o festival sirva para que as tunas convidadas “espalhem” que “na UBI há uma tuna masculina que trabalha bem e a sério.”
O magister da Desertuna TAUBI espera que os alunos da UBI adiram ao festival que “é em primeiro lugar” para eles, e que a população da cidade da Covilhã assista também ao espectáculo. O responsável espera também que o ano de 2005, supere os números de assistência do ano passado que “só por si, foi um número histórico” num evento do género.