Neste momento, os níveis da Barragem do Viriato são baixos
Comunidade Europeia impõe
Novas regras para doar sangue

Entraram já em vigor as novas leis que regem a doação de sangue nos países que integram a Comunidade Europeia. O grupo de dadores da Covilhã diz que já seguia os procedimentos aconselhados há algum tempo.


NC / Urbi et Orbi


A Comunidade Europeia impôs novas leis para os dadores de sangue. Apesar de não estipular um número mínimo específico, a norma refere as entregas sejam feitas num período de tempo mais espaçado para acumular sangue. Assim pretende-se que a entrega chegue em maior quantidade ao mesmo tempo que se evitam exames contínuos a poucos litros de sangue. Já a segunda directriz, obriga o preenchimento de um inquérito que se destina a controlar o estado de saúde do dador.
José Fernandes, presidente do Grupo Humanitário de Dadores de Sangue da Covilhã (GHDSC) concorda com as novas modalidades por as considerar necessárias. O inquérito, nomeadamente, é uma das medidas que os associados da Covilhã já praticam há mais de cinco anos. “É preciso controlar-se o estado de saúde dos dadores, pois podem estar infectados com algum tipo de vírus que esteja incubado e com exames regulares são detectados”, esclarece.
Apesar da recente directriz não estipular um número obrigatório, a nova modalidade pretende que as colheitas cheguem com uma maior quantidade de cada vez, de forma a evitar-se exames contínuos a poucos litros de sangue. Segundo a nova medida, a Comunidade Europeia considera que as entregas sejam feitas com um maior período de tempo de intervalo.
Desta feita, o GHDSC está já a por em prática um novo sistema de recolha de sangue. Todas as primeiras e terceiras terças-feiras de cada mês, o Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB) vai disponibilizar o banco de sangue apenas para as colheitas. Desta forma pretende-se que se junte a maior quantidade de sangue possível para enviar, evitando as remessas semanais ou quinzenais como acontecia.
Para responder a questões de actuais dadores ou interessados em sê-lo, o grupo está diariamente na sua sede após o horário de expediente e às quartas-feiras todo o dia. O GHDSC conta actualmente com cerca de 460 dadores activos filiados e são responsáveis por cerca de 120 dádivas de sangue mensais.