O projecto de remodelação das termas vai agora ter início
Começam em Abril
Obras nas termas de Unhais da Serra

A intervenção para a remodelação do complexo vai arrancar em breve. O novo espaço fica disponível no final de 2006.


NC / Urbi et Orbi


As obras de remodelação das termas de Unhais da Serra arrancam na segunda quinzena de Abril, seis meses depois da data inicialmente prevista. Um atraso que se deveu, segundo Luís Veiga, administrador da Sociedade Termal Unhais da Serra, a “questões burocráticas”. A obra não foi ainda adjudicada. Segundo este responsável, está na fase de recolha de orçamentos e tudo aponta para que o lançamento do complexo aconteça na data prevista, para estar concluído no final do próximo ano.
O empreendimento representa um investimento de 12 milhões e meio de euros. Dez milhões são provenientes da iniciativa privada e dois milhões e meio são fundos públicos, resultado de candidaturas com que a Câmara da Covilhã avançou para necessidades como a melhoria de acessos, iluminação ou a nova ponte sobre a ribeira. O Programa Integrado Turístico de Natureza Estruturante de Base Regional (PITER) foi um dos fundos a que o projecto foi candidatado. E esta foi uma das razões do atraso, já que o Ministério do Turismo só agora despachou a sua homologação.
Outro motivo que, segundo Luís Veiga, provocou o adiamento do início dos trabalhos, teve a ver com as negociações com o clube desportivo local a propósito do campo de futebol, onde vai ser construída a estância termal. A autarquia propôs a troca por um terreno que fica à entrada de Unhais, antes da Penteação. Entretanto o Estrela de Unhais joga no terreno do Paul, onde foram feitos melhoramentos que, explica Veiga, só agora foram concluídos.
Hotel com 72 quartos
Na última Sessão de Câmara, o executivo municipal aprovou a abertura do concurso para a obra de execução do acesso pedonal à ribeira, um projecto feito por um técnico da UBI, orçado em 50 mil euros. “Hoje abrimos o primeiro concurso para a primeira obra no âmbito das termas de Unhais. É uma questão muito importante porque se iniciaram os passos para as obras de infra-estruturas daquela zona”, sublinhou o presidente da autarquia, Carlos Pinto, que acrescenta que nas próximas reuniões vão ser abertos novos concursos.
Para o local está previsto um hotel com 72 quartos e seis suites, com uma ligação ao balneário. O complexo vai também contemplar uma grande área lúdica, com piscinas interiores e exteriores, a área termal clássica, um restaurante panorâmico, um bar esplanada, uma sala de congressos, um health club, um centro de estética e um centro hidrodinâmico.
Neste momento as termas estão a ser exploradas pela Junta de Freguesia mas sem as condições adequadas. Mas Luís Veiga frisa que foram asseguradas as normas necessárias para estarem a funcionar durante este tempo. E acrescenta que se optou por continuar com as instalações a funcionar por motivos burocráticos, uma vez que se encerrassem atrasaria o novo projecto.