Por Hélder Lopes

A lista C encabeçada por Nuno Costa vnceu mais um acto eleitoral para a AAUBI

As eleições para a Associação de Estudantes da UBI ficaram marcadas pela elevada abstenção. Apenas, 679 alunos dos mais de 5 mil inscritos na Universidade da Beira Interior, foram votar.
O novo presidente, disse ao Urbi que “o resultado era o que estava à espera, mas fiquei bastante desiludido com a fraca participação dos estudantes nestas eleições”.
Esta nova direcção é composta por membros que transitam da anterior direcção, e mais alguns elementos novos que “estão com muita vontade de trabalhar” afirma Nuno Costa.
Um dos principais objectivos da direcção é atrair os estudantes para a vida académica. Com esse intuito, irão realizar acções junto dos núcleos e intervir junto dos alunos para que estes tomem conhecimento da verdadeira importância da vida académica no seio da instituição que é a UBI.
Importante irá ser a gestão financeira da associação, que será “rigorosa e transparente para que no final deste mandato possamos sair com o saldo zero” disse Nuno Costa.
Com os novos estatutos, as diferentes secções irão ter mais autonomia para realizarem os seus planos de trabalho dentro do orçamento previsto.
Nuno Costa disse ainda que “a secção desportiva é a mais dispendiosa para a associação já que não tem qualquer financiamento. Assim, face à actual situação financeira, teremos que fazer alguns cortes nesta área”.
Na secção da cultura, um dos objectivos é reactivar a revista “Beira In” para “chegar mais facilmente junto da comunidade estudantil e dar a conhecer à região todas as acções levadas a cabo pela associação”.
Esta direcção também irá lutar pela igualdade de “forças” no Senado da Universidade.
Nuno Costa, dirigindo-se directamente aos estudantes da UBI, afirmou que “a academia tem que se unir”, dizendo em seguida que “podem contar connosco para resolver os problemas, em particular na luta por uma acção social melhor e mais justa. Sabendo que os diversos cortes orçamentais para a educação vieram limitar a acção social, é ainda assim incompreensível, como as bolsas na nossa universidade estão com dois meses de atraso. Iremos lutar para que a regularização fique solucionada o mais rápido possível.”
Para a história ficam os resultados. Para a assembleia-geral a lista C obteve 394 votos contra 235 da lista F, com 17 votos nulos e 34 em branco. No conselho fiscal a lista C recebeu 444, a lista F 178, e registaram-se ainda 13 votos nulos e 44 em branco. Quanto à direcção, a Lista C venceu com 452 votos, a lista F ficou-se pelos 173, contaram-se ainda 19 votos nulos e 35 em branco.