Por Eduardo Alves


Promover a discussão em torno de assuntos da química industrial foi uma das metas a atingir nas jornadas

O ser humano apresenta-se como uma gigante e complexa fórmula química. Diferentes elementos químicos dão forma e composição ao corpo tal como a todo o universo. Esta mistura de produtos regida por uma tabela periódica muito específica deu lugar a um campo científico de importância acrescida.
As VIII Jornadas Nacionais de Química Industrial que decorreram na UBI entre os dias 11 e 13 de Março abordaram temáticas “bastante diversas que são referidas nas aulas de forma superficial”, adianta Tiago Capote presidente do Núcleo de Química da UBI (UBIquímica). Desde a indústria cosmética, onde os produtos são compostos químicos, passando pela química ambiental, alimentar e outras e terminando na energia nuclear, “foram referidos vários assuntos importantes para os estudantes de uma licenciatura voltada para a indústria”.
Tiago Capote, presidente do UBIquímica sublinha a importância deste tipo de eventos, uma vez que “são aqui tratados de forma mais aprofundada, temáticas com as quais os licenciados vão lidar no seu trabalho, mas que durante o curso são leccionadas de forma superficial”. Foi a pensar neste aspecto que “foram contactados investigadores, estudiosos e outros docentes que tratam deste tipo de assuntos”.
O representante dos estudantes de Química Industrial lembra ainda que este tipo de temas “consegue chamar um maior número de alunos, de outras licenciaturas que também abordam estas áreas”. Embora a adesão, por parte dos estudantes, não tenha sido “em grande número”, os responsáveis pelas jornadas traçam conclusões bastante positivas.