João Alves
NC / Urbi et Orbi


Durante seis dias, a aldeia do concelho do Fundão vai ser palco de vários acontecimentos culturais

É um local pelo qual já passaram companhias de teatro como A Barraca, o Teatro de Almada ou o Teatro das Beiras, músicos como Silvestre Fonseca ou Francisco Seia, e nomes das artes e letras como Manuel da Silva Ramos ou Joaquim Benite. Estamos a falar da Semana Cultural da Benquerença, em Penamacor, que vai na sua sexta edição, que se realiza até 26 de Março. Mais uma vez a organização aposta na simplicidade de processos, numa programação diversificada e no “gosto assumido” de levar às aldeias bons actores, bons músicos e muita boa gente ligada à cultura.
Com um orçamento que considera limitado (igual há anos a esta parte), a organização, a cargo da Associação Desportiva Cultural e Recreativa de Benquerença, aposta este ano nas presenças de Paço Bandeira e os Adiafa, em espectáculos de teatro “atrevidos e desafiadores” e até na dança das sevilhanas.
A abertura aconteceu no passado domingo, 20, pelas 16 horas, com animação de rua, e uma hora depois com a abertura de três exposições na Casa do Povo. Uma, intitulada “À volta dos fantasmas que não fazem a barba”, com desenhos de Zé D’Almeida. A outra, “Retratos- Rostos das Artes e Cultura”, de fotografias de Joaquim Nabais, bem como outra intitulada “ArteRua”, do mesmo autor. Às 17 horas e 30, também na Casa do Povo, houve bailado de sevilhanas, com o Clube Flamenco de Lisboa. De segunda a sábado decorre na sala da Associação uma acção de formação sobre Movimento e Dramatização, a cargo de Maria João Garcia. Ainda no sábado, 26, à noite, sobe ao palco a peça de Teatro “História d’ó pé da Serra”, levado à cena pelo Teatro da Benquerença, a partir de contos de Fernando Paulouro Neves.
Ontem, 21, Luísa Amaro e Miguel Carvalhinho prestaram homenagem a Carlos Paredes, com um espectáculo de música portuguesa, e hoje, 22, regressa o teatro com Ninho de Vibras, a cargo de Maria João Garcia. Na quarta é a vez da peça “Dentro de mim acontece”, e na quinta-feira, música portuguesa com Paço Bandeira. Na sexta-feira, 25, chegam à Benquerença “As meninas da Ribeira do Sado”, com os Adiafa.
No sábado, 26, serão recriadas criações em papel na passerelle.