Esta espécie animal é uma das mais ameaçadas no globo terrestre
Penamacor
Reprodução de lince
em cativeiro arranca na Malcata

É certo que, há cerca de 10 anos que nenhum lince é visto na Malcata. Mas lá já foi abundante. Por isso, esta reserva natural é o local escolhido para se avançar com a sua reprodução em cativeiro.


NC / Urbi et Orbi


Portugal e Espanha estão decididos a preservar e reintroduzir o lince ibérico na Península. E a Beira Interior vai ter papel preponderante nesta matéria, já que a Reserva Natural da Serra da Malcata, no concelho de Penamacor, é um dos locais escolhidos para a reprodução em cativeiro desta espécie. A sua reintrodução no habitat natural está prevista para 2010.
Foram estas algumas das conclusões do recém-criado Grupo de Reintrodução do Lince-ibérico, que conta com técnicos portugueses e espanhóis, que reuniu na passada semana para definir metodologias e calendários de trabalho.
A sede da Reserva Natural da Serra da Malcata, em Penamacor, região onde o lince já foi abundante - embora não seja ali avistado há dez anos - foi o local escolhido para o arranque deste grupo. Na mesma ocasião, os técnicos portugueses e espanhóis avaliaram o trabalho já desenvolvido naquela reserva para a instalação de um centro de reintrodução experimental da espécie. "Os primeiros animais reproduzidos em cativeiro deverão chegar aqui ainda antes de 2010", admite o biólogo Pedro Sarmento, coordenador do lince a nível nacional, que é também director daquela reserva e representante português no Grupo de Reintrodução.
A reprodução em cativeiro vai fazer-se para já num centro do Parque Nacional de Doñana, na Andaluzia, onde já estão os 12 animais que constituem o primeiro grupo reprodutor. E nos próximos anos vão ser criados mais centros de reprodução, um dos quais, pelo menos, em Portugal, embora não esteja ainda definida a sua localização.
A reintrodução da espécie no habitat natural começará dentro de cinco anos, altura em que os técnicos esperam ter, no cenário menos optimista, 80 animais já disponíveis nos centros de reprodução.
Em Portugal, o repovoamento com estes animais será feito em duas regiões já definidas na serra da Malcata e no vale do Guadiana, de Barrancos para sul, incluindo a zona algarvia mais a norte.
A fase de reprodução em cativeiro será financiada por um projecto internacional Life. Quanto ao centro experimental da Malcata, o financiamento, no total de 2,9 milhões de euros,virá de um projecto do programa comunitário POA (Programa Operacional do Ambiente), com uma comparticipação de 75 por cento. Se tudo correr bem, os 150 animais que ainda existem em estado selvagem, em Espanha, terão boa hipótese de não ser os últimos.