Congresso em Estudos Jornalísticos
Ligações entre media e saúde em análise

Nos dias 17 e 18 de Março decorreu na Universidade Fernando Pessoa, na cidade do Porto, o congresso “Jornalismo, Ciências e Saúde”. Dois docentes da UBI marcaram presença na iniciativa.

Por Nuno Fernandes


A Universidade Fernando Pessoa (UFP) e o seu Centro de Estudos da Comunicação (CEC), organizou nas suas instalações, na cidade do Porto, o II Congresso Luso-Brasileiro de Estudos Jornalísticos e o IV Congresso Luso-Galego de Estudos Jornalísticos, subordinados ao tema “Jornalismo, Ciências e Saúde”.
A Universidade da Beira Interior (UBI) também esteve representada neste congresso com dois docentes do Departamento de Comunicação e Artes a apresentarem comunicações. João Canavilhas abordou “A saúde na blogosfera portuguesa”. João Carlos Correia falou sobre “O relato jornalístico e a doença: Entre a ciência e a vida quotidiana” e ainda sobre “Jornalismo e Comunicação Política: Uma inflexão teórica na pesquisa sobre o espaço público”.
Ao organizar estes dois congressos, a UFP e o CEC tiveram como principal objectivo a troca de experiências e conhecimentos entre pesquisadores, profissionais e docentes das áreas das ciências naturais e exactas e das ciências da comunicação. Ao longo dos dois dias de congresso debateu-se o papel que o jornalismo possui, como um dos principais divulgadores, nos dias de hoje, no campo da saúde e das ciências.
Nos vários painéis que ocorreram durante os dois dias de congresso, procurou-se um diálogo abrangente entre os diversos pesquisadores presentes sobre o jornalismo e saúde. Participaram neste congresso docentes e pesquisadores de Portugal, Espanha e Brasil, sendo um objectivo da organização a futura publicação em forma de livro de actas de todas as comunicações apresentadas neste congresso.