Um dos pontos deste projecto passa por escutar os hoteleiros
Serra da Estrela
PETUR dá mais um passo

O estudo das potencialidades da Estrela está em andamento. Passada a fase inicial foi a vez dos hoteleiros falarem sobre a oferta existente nesta região turística. A UBI, como uma das entidades promotoras da iniciativa, reuniu vários empresários para debaterem o tema.


Por Eduardo Alves


Foi quase como um seminário, a última reunião promovida pelos responsáveis do Plano Estratégico de Desenvolvimento Integrado do Turismo na Serra da Estrela (PETUR). Vários empresários hoteleiros da região da Serra da Estrela encontraram-se na Covilhã para falar sobre: “O que se pede à Hotelaria e Restauração para o Turismo na Serra da Estrela”.
Esta iniciativa representa mais um passo em todo o processo de estudo das potencialidades do Maciço Central enquanto região turística. Depois de Pedro Guedes de Carvalho, docente do Departamento de Gestão e Economia da UBI ter apresentado os principais pontos que foram já estudados, foi lançada a discussão entre vários empresários presentes no encontro.
A hotelaria “é uma das questões mais importantes quando se fala em turismo”, adianta o docente. Daí que este plano estratégico tenha também a necessidade “de ouvir aqueles que trabalham na área”. E foi sobre área, propriamente dita, que se começou por falar. Vindos de diferentes localidades da Beira Interior, os empresários referiram que uma das maiores dificuldades que actualmente encontram reside no facto “de não se saber correctamente qual a área de abrangência da Serra da Estrela”. Uma questão proposta por hoteleiros de zonas mais afastadas como é o caso de Linhares da Beira ou Fornos de Algodres.



Propostas concretas na mira

Dinamizar a região é um dos objectivos do PETUR

Um dos principais objectivos do PETUR passa pela apresentação de novas propostas que possam fomentar, “de forma sustentada”, o turismo na região serrana. Os hoteleiros gostaram do que ouviram na UBI e mostraram-se bastante receptivos a este tipo de iniciativas. Debater os problemas “que são de todos só ajuda a encontrar o caminho mais adequado para o sucesso do turismo na região”, referem alguns dos presentes.
Um dos factos apontados prende-se com a concessão da Turistrela que detém toda a exploração turística em alta montanha. Criar parcerias e actividades conjuntas com a respectiva empresa é uma das formas avançadas por alguns hoteleiros para contornar a situação. Neste aspecto existem ainda alguns empresários com ideias completamente diferentes. Isto porque, “para quebrar o monopólio da Turistrela há que avançar com outro tipo de ofertas”, refere um representante hoteleiro. Desde turismo rural até hotéis de quatro e cinco estrelas, foram várias as medidas avançadas pelos presentes. Para já, a repetição deste tipo de iniciativas conjuntas, “onde todos os interessados se sentam à mesma mesa e debatem os seus problemas”, deve ser tida em linha de conta, reitera um dos participantes.