Por Eduardo Alves


A UBI tem agora mais 20 computadores ligados à Internet

Uma ideia que surgiu em Espanha e que depressa se estendeu até terras lusas chega agora à Covilhã. Através do Universia, um portal destinado aos universitários, são instalados nas escolas dez computadores com as mais recentes tecnologias no campo da informática. Estes aparelhos destinam-se a ser utilizados por alunos, investigadores e todos os que estejam dentro do campus universitário.
Segundo os promotores desta acção, as “salas universia” chegam a Portugal como “uma criação de valor acrescentado em que a inovação e a excelência são primordiais”. Este projecto conta agora com dois anos de existência e está já espalhado por 39 salas, instaladas em outras tantas escolas de ensino superior. A UBI recebeu, de uma só vez, duas salas. Uma situada na residência Álvares Cabral e outra na residência feminina. Ambos os espaços contam com dez computadores ligados à Internet, “onde os alunos podem desenvolver as suas actividades curriculares, pesquisar informação para trabalhos e elaborar os seus relatórios”, explica Manuel Santos Silva, reitor da UBI. Para Santos Silva, este é “mais um importante passo no que diz respeito à melhoria das condições de estudo dos universitários”.
Estes espaços de “navegação, aprendizagem e partilha de conhecimento e inovação”, como os classifica Pedro Monteiro, director geral do portal Universia, pretendem ser “valores acrescentados para os estudantes”. A UBI é a quinta escola a instalar este tipo de equipamentos nas suas residências. Uma escolha que já está a ser seguida por outras instituições e que foi de “muito agrado”, para os responsáveis do Universia. Neste caso, Pedro Monteiro mostrou-se impressionado “com a qualidade de instalações e equipamentos que estão disponíveis nesta instituição”. Um reparo que levou Santos Silva a referir o número de computadores por aluno existente na UBI. Este valor refere que existem cerca de dois alunos para cada computador, “uma das melhores taxas a nível europeu”. A política da Universidade da Beira Interior tem sido, na óptica de Santos Silva, “disponibilizar as ferramentas aos alunos para que eles consigam lidar com a sociedade de informação em que hoje se vive”.




Novas tecnologias
são ferramentas indispensáveis

Mais de 4 mil alunos acedem diariamente a estas salas Universia. Com 850 máquinas espalhadas pelo País, os responsáveis apontam grandes benefícios a estes espaços. Depois de estarem montadas, as respectivas máquinas, o seu software e demais aparelhos são geridos por bolseiros das respectivas Universidades onde estão instaladas as salas. Na UBI, seis alunos vão ficar encarregues de zelar pela correcta utilização destes espaços. O software e a ligação wireless para estas máquinas foram instalados pelo Centro de Informática da UBI.