Um tiro no escuro




de Leonel Vieira



Leonel Vieira volta a trazer para o grande écran uma produção nacional de qualidade. Com um elenco de actores com provas dadas, de onde se destaca Joaquim de Almeida e Ivo Canelas, a mais recente produção lusa para o cinema conta a história de uma mãe brasileira que vê a sua bebé de dois meses ser raptada no aeroporto do Rio de Janeiro por uma hospedeira da TAP.
Desde esse fatídico dia que a personagem interpretada por Vanessa Machado olha para a sua vida de uma forma completamente descontrolada.
O rapto da criança faz a mãe vir para Portugal na tentativa de saber mais algumas coisas sobre o paradeiro da bebé. Para sobreviver, acaba por trabalhar em bares de strip-tease. Todos os dias vai ao aeroporto na expectativa de encontrar a hospedeira que lhe raptou a filha. Ainda assim, acaba por nunca encontrar nenhuma prova fidedigna ou que a conduz até à pequena.
Por entre esta vivência atribulada surge o despedimento e a falta de dinheiro para sobreviver. Daí que depressa enverede pelo mundo do crime, onde começa a assaltar bancos com o grupo liderado pelo segurança de um antigo bar de strip-tease.
Neste vai e vem criminoso, encontra um agente da polícia judiciária, pelo qual se começa a sentir atraída. Este também apresenta alguns segredos na sua vida, mas revela-se ser um bom amigo no que diz respeito à ajuda prestada para recuperar a criança desaparecida. A história convence pelo argumento e pela capacidade de representação dos actores. Mais uma prova de que em Portugal também se faz bom cinema.