NC / Urbi et Orbi


Em 2007, a Guarda terá o maior centro comercial da Beira Interior. Trata-se do "Guarda Plaza", um projecto do grupo Martifer, em parceria com um promotor local, que ficará situado na Quinta do Pina, junto à Via de Cintura Externa da Guarda, próximo do Hospital Sousa Martins.
O empreendimento vai ocupar uma área de 35 mil metros quadrados e envolve um investimento de 30 milhões de euros. O "Guarda Plaza" é o primeiro de três "shoppings" anunciados para a cidade, um dos quais está previsto para a vizinhança do centro histórico. Ao que tudo indica, será também o primeiro grande centro comercial da Guarda, já que os seus promotores esperam inaugurá-lo em Setembro de 2007.
De acordo com o projecto, estão previstas entre 120 a 130 lojas, a comercializar junto de empresários locais, um hipermercado com uma área de 10 mil metros quadrados, oito salas de cinema e um parque de estacionamento de 1750 lugares cobertos.
O projecto é da responsabilidade do jovem arquitecto João Madalena, mas o "masterplan" foi desenvolvido pela Building Design Partnership (BDP), gabinete de arquitectura inglês de prestígio mundial, também responsável, em Portugal, pelos projectos de centros comerciais como o Vasco da Gama (Lisboa), Via Catarina (Porto) ou, mais recentemente, o Dolce Vita Douro (Vila Real).
Segundo os promotores, além da "falta de oferta de qualidade" deste tipo de estruturas na região, também a "elevada importância" da posição géo-estratégica da Guarda foi determinante para avançar com o projecto, já que a cidade está na encruzilhada das duas principais auto-estradas regionais. Também o mercado espanhol da zona fronteiriça da província de Castela e Leão é um dos potenciais alvos do "Guarda Plaza", que ficará a cerca de meia hora de Ciudad Rodrigo e hora e meia de Salamanca.
O "Guarda Plaza" será um "shopping center" que irá ocupar cinco pisos - três para estacionamento e dois destinados a actividade comercial. A arquitectura e o design, bem como o conceito de centro comercial que se pretende implementar, são outros aspectos que os promotores consideram pertinentes para o sucesso do investimento.
O projecto consiste, essencialmente, em criar um espaço de elevada qualidade e funcionalidade, onde se potencie a promoção dos produtos regionais de toda a região da Beira Interior e, particularmente, da zona da serra da Estrela.
Aquela estrutura vai ter, ainda, uma praça de alimentação de elevada qualidade, com vista panorâmica, e outros espaços habituais nesse tipo de unidades. O "Guarda Plaza" vai criar muitos postos de trabalho cerca de 2100.