Por Helder Lopes


O jogo entre o Desportivo e o Belmonte pautou-se pelos bons momentos de futebol

O primeiro lance de perigo foi para o Desportivo logo ao minutos dois, na marcação de um pontapé livre, Nuno Esteves obriga Paulinho a sacudir com os punhos.
Com o jogo bastante disputado a meio campo, só à passagem dos dez minutos o Belmonte desceu com perigo para a baliza de Daniel. Roque sem marcação ao segundo poste não foi capaz de fazer golo, cabeceando de forma deficiente quando tinha tudo para marcar.
A partir daí, o Belmonte assumiu as despesas do jogo, fazendo circular a bola de pé para pé entre os seus elementos até ao último terço do terreno, mas aí sentiu sempre muitas dificuldades não conseguindo criar grandes oportunidades de golo até ao intervalo.
Já o Desportivo a jogar em contra-ataque, também não conseguia incomodar o guarda-redes Paulinho. Ainda assim, registo para um lance rápido desenvolvido pelo flaco esquerdo por intermédio de Filipe, com o número 11 do Desportivo a rematar por cima da trave, isto quando decorria o minuto 35. Já sobre o apito final para o intervalo, Ruben com um remate forte junto à grande área obriga Daniel à defesa da tarde.
No segundo tempo, o Belmonte entrou com outra dinâmica e logo no primeiro minuto, João Velho numa jogada rápida sobre o lado direito, pica a bola à saída do guarda-redes, e é Nuno Esteves que sobre a linha de baliza salva o golo do Belmonte.
Aos 50 minutos, Fábio numa boa iniciativa individual sobre a esquerda, entra na área e com um remate rasteiro bate Daniel pela primeira vez, colocando o Belmonte em vantagem no marcador. Volvidos apenas dois minutos, Ruben concluiu da melhor forma um contra-ataque bem delineado pelos homens do Belmonte elevando para 2 a 0.
Com o domínio total das operações o Belmonte ainda teve tempo para desperdiçar excelentes oportunidades de golo.
Por outro lado, notava-se algum desgaste físico nos jogadores do Desportivo que, neste segundo tempo foram raras as vezes que desceram com perigo até à baliza de Paulinho, tendo como lance mais perigoso, o remate de Filipe à trave à passagem do minuto 61.
Aos 76 minutos, na sequência de um pontapé de canto, o Belmonte chega ao 3-0 com o golo a ser apontado por Joel.
Já em tempo de compensação o Desportivo consegue o seu tento de honra, na cobrança de uma grande penalidade, convertida da melhor forma por Nuno Esteves.
O resultado final não deixa margem para discussão, com o triunfo justo da melhor equipa durante os noventa minutos, apesar da excelente réplica durante os primeiros 45 minutos dos pupilos de Miguel Ângelo.