O Off Road ACP vai percorrer a rota das carruagens reais
Automobilismo
ACP e Escape Livre promovem “III Off Road”

A terceira edição do Off Road ACP propõe-se a seguir os percursos trilhados pelas antigas carruagens reais, num percurso que vai do Mondego ao Douro.


NC / Urbi et Orbi


No fim-de-semana de 15 a 17 de Abril o Automóvel Club de Portugal em colaboração com o Clube Escape Livre retoma a tradição dos seus passeios 4x4 turísticos e de lazer, com a organização do III Off Road ACP.
O fim-de-semana inicia-se com um jantar de boas vindas na cidade mais alta de Portugal, e prossegue com uma pequena etapa nocturna para desfrutar os primeiros quilómetros em terra e conhecer a Casa Museu José Antunes Pissarra na Arrifana.
No sábado, 16, os trilhos antigamente percorridos pelas carruagens do reino recebem a caravana ACP que faz a travessia a vau do rio Mondego e sobe até ao campo da Batalha de S. Marcos antes das recepções no centro histórico de Trancoso e no castelo de Longroiva.
Após o almoço, em Vila Nova de Foz Côa, o road book indica as proximidades do rio Douro e aconselha a paragem em Escalhão para a visita ao seu Museu Rural.
A aldeia histórica de Castelo Rodrigo e a Serra da Marofa fecham o ciclo de visitas para à noite, na Guarda, o jantar ter o acompanhamento do Rancho Folclórico de Maçainhas.
No domingo, 17, o III Off Road ACP termina em pleno coração da Serra da Estrela com caminhos deslumbrantes e com a prática de várias actividades no Ski Parque
Para Luís Celínio, do Escape Livre, o objectivo é “proporcionar três dias de momentos inesquecíveis de convívio capazes de contribuir para o fortalecimento do espírito ACP”. “Daí que o programa tenha sido cuidadosamente preparado, permitindo desfrutar de várias realidades bem distintas”, como explica o responsável do clube guardense: “Vamos ter percursos com paisagens magníficas, visitas a monumentos e museus, travessias de cursos de água, momentos de lazer com a prática de ski, acrojumping ou tiro com arco no Ski Parque de Manteigas e, claro, pausas para apreciar o melhor da gastronomia serrana”. E acrescenta: “Desenhado para ter continuidade em 2006 – gravuras rupestres e Douro vinhateiro – e 2007 – aldeias históricas, o Off Road ACP prepara-se para constituir anualmente um encontro marcante e a não perder pelos sócios que apreciam o todo o terreno turístico e de lazer.”.
As inscrições são tratadas na delegação da Guarda do ACP e no Clube Escape Livre tendo o preço de 325€ para um 4x4 e 2 pessoas.