A presidente do Núcleo de Estudantes de Informática traça um cenário positivo nestas jornadas
XIV Jornadas de Informática
Informáticos face ao mundo empresarial

Durante quatro dias as XIV jornadas de informática procuraram estabelecer uma relação entre o conhecimento académico e o mundo empresarial.


Por Esmeraldina Costa


Com o propósito de divulgar novos temas da actualidade na área de informática, e sensibilizar os alunos da licenciatura de matemática/ informática para os desafios do futuro, o núcleo de informática (NINF) promoveu a realização de jornadas com o apoio da reitoria da Universidade da Beira Interior (UBI). Várias apresentações de projectos de final de curso, debates e seminários marcaram o programa desta XIV edição das jornadas de informática.
Os projectos que foram apresentados na maior parte por alunos da licenciatura de matemática / informática mas também por professores desta área, direccionavam-se ás novas tecnologias que se encontram no mundo da informática. O projecto UBIRIS orientado por dois professores da Universidade da Beira Interior (UBI) visou esclarecer à plateia, o facto da biometria ser um complemento cada vez mais usado nos tradicionais sistemas de segurança. Aplicado aos sistemas de identificação, a biometria segundo este projecto, será uma boa forma de resolver problemas de segurança nas empresas bem como permitirá a eliminação de memorizar palavras-passe. No decorrer destas jornadas também foram divulgados trabalhos de alunos referentes à cadeira de inteligência artificial, e numa vertente mais técnica o seminário CTNET promoveu uma explicação sobre a construção de compiladores.
O debate sobre empreendedorismo tema que está actualmente muito em voga, discutiu matérias relacionadas com o mundo empresarial que se apresenta aos alunos após a licenciatura. A criação de novas empresas, as dificuldades que alguns jovens licenciados encontraram aquando dessa criação e que tipo de apoios é que existe foram alguns dos temas discutidos por vários empresários do país no quadro deste debate.
Segundo Joana Gonçalves presidente da direcção da NINF ainda são muitas as dificuldades que os recém licenciados encontram aquando a entrada para o mundo do trabalho. “A formação demasiada teórica faz com que muitas vezes eles não estejam preparados para fazer face as exigências do mercado”. No entanto ao longo dos anos a universidade tem vindo a desenvolver um sistema de avaliação mais pragmático, fornecendo para além das bases teóricas, uma componente técnica.
O sistema de avaliação contínua, a realização de trabalhos práticos e a promoção de eventos como estas jornadas que foram amplamente participadas pelos alunos do departamento de informática, são segundo a aluna boas iniciativas que ajudam a preparar os jovens licenciados nos seus futuros empregos.