Por Eduardo Alves


Uma tese que explora uma área de estudo pouco desenvolvida em Portugal

O assumir das responsabilidades sociais por parte das entidades privadas, pode vir a ser um forte benefício na hora da cotação geral da empresa. Foi esta e outras teorias que estiveram no cerne da tese de mestrado apresentada por Paulo Peneda Saraiva.
Um estudo intitulado “Socially Responsible Investments In The Portuguese Investment Market”, conta com o resultado de vários questionários e inquéritos elaborados pelo autor, com vista a dar força às teses defendidas nos seus estudos. Na óptica de Paulo Saraiva, “a questão da responsabilidade social das empresas é uma forma de gestão destas mesmas”. Isto é, as empresas passam a ser socialmente responsáveis pelas suas actividades. Algo que pode ir desde a protecção ambiental da zona onde estão implantadas até ao melhoramento da qualidade de vida, em vários factores, dos seus funcionários.
Estes benefícios podem depois ser vistos como avanços e mais-valias das ditas entidades. Uma tese de mestrado que se apresenta pioneira em território luso. Nesta área, segundo o autor, “ainda não existem estudos desta dimensão”. A tese em causa foi classificada com “muito bom” por um júri composto por Avelino Miguel da Mota Pinha e Cunha, professor associado da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, Zélia Maria da Silva Serrasqueiro, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior, José Alberto Serra Ferreira Rodrigues Fuinhas, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior e Robert Rubinstein, Visiting Lecteur da Rotterdam School of Manegement, RSM Erasmus University.