O docente da UTAD veio à Covilhã apresentar as suas provas para a agregação
Provas de Agregação
A gestão dos universitários

Docente na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Carlos Santos apresentou as suas provas para a agregação, na UBI. A área da gestão esteve em destaque.


Por Eduardo Alves


Falou-se essencialmente no papel do docente universitário nas provas de agregação apresentadas na UBI por Carlos Santos. Um tema que leva “obrigatoriamente”, segundo o autor a os elementos do júri, à questão da pedagogia.
Durante dois dias de apresentação de provas científicas, uma das partes mais focadas, foi a do papel do docente no processo de aprendizagem. Carlos Manuel Machado dos Santos, que veio até à UBI mostrar as suas investigações e ideias para a agregação defende que “o professor universitário tem de gostar muito do seu trabalho, caso contrário, torna-se um mero repetidor de manuais”. Para além deste pressuposto, os docentes “devem também ser provocadores, na medida em que têm de incentivar a independência dos seus alunos”.

Interdisciplinaridade é fundamental

Nestas provas que tiveram como tema central o “Mercado de Capitais”, o candidato falou também na importância da interdisciplinaridade em várias matérias. Muito do estudo apresentado durante o segundo dia, na apresentação e discussão da lição de síntese surge da área da gestão e também das finanças. Para Carlos Santos, “cruzar informações, praticar vários exercícios que requerem conhecimentos de diferentes quadrantes” só promovem a confiança e o bom desempenho dos alunos.
Esta temática começa agora a dar os primeiros passos em Portugal. Muita da bibliografia consultada pelo candidato foi estrangeira, algo que o próprio também pretende ver modificado. Carlos Santos refere que a gestão e as finanças “de ponta” estão agora a ser temáticas mais atractivas.
O júri das provas foi composto por Maria Margarida Santos Proença de Almeida, professora catedrática da Universidade do Minho, Minoo Farhangmehr, professora catedrática da Universidade do Minho, Juan Monterrey Mayoral, professor catedrático da Universidad de la Extremadura, Ricardo Hernandez Mogollón, professor catedrático da Universidad de la Extremadura, Maria Isolina de Jesus Curado Quintas Dinis Poeta, professora catedrática da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Christopher Gerry, professor catedrático da universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Mário Lino Barata Raposo, professor catedrático da Universidade da Beira Interior e José Ramos Pires Manso, professor catedrático da Universidade da Beira Interior.