Foram várias as equipas que se deslocaram até à Covilhã para participarem na competição
II Open de Voleibol Feminino
AAUBI foi anfitriã

A Universidade da Beira Interior acolheu, nos passados dias 7 e 8 de Abril, o II Open de Voleibol Feminino, prova a contar para o apuramento das equipas a participarem na fase final da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), a realizar na cidade da Guarda, de 2 a 13 de Maio.


O open ficou marcado pela falta de comparência de cinco equipas devido a conflitos com a FADU, situação que diminui o calendário de jogos a menos de metade dos previstos. Apesar da falta de comparência de algumas das equipas previstas, a competitividade do torneio não foi abalada, podendo o público presente assistir a jogos com excelentes pormenores técnicos e tácticos.
No grupo A, onde estava presente a equipa da casa, a AAUBI, também marcaram presença a Universidade do Minho (AAUM) e o Instituto Superior Técnico e Empresarial (AEISCTE). A AAUM foi a vencedora do grupo, ganhando todos os desafios que disputou.
O primeiro jogo do grupo ficou marcado pela derrota da AAUBI frente à AAUM, por 2-1. A equipa da casa entrou bem no jogo, ganhando mesmo o primeiro set (21-25), porém a equipa da AAUM, com fortes ambições neste torneio, ganhou os dois sets seguintes (25-17; 25-13), aproveitando-se de erros clamorosos da equipa da AAUBI.
No jogo seguinte que opôs a AAUM e a AEISCTE, as minhotas venceram, numa partida bem disputada, a equipa lisboeta em dois sets com parciais de 23-25 e 20-25.
O terceiro e último jogo do grupo e já para cumprir calendário, a AAUBI saiu novamente derrotada pela AEISCTE com resultado de 2-1 (10-25; 25-17; 13-15). Depois de um primeiro jogo bem disputado frente à AAUM, a AAUBI deixava antever um bom resultado para este jogo. No entanto, teve vários furos abaixo das expectativas.
No grupo B, marcado pela ausência da Faculdade de Motricidade Humana, de Lisboa (AEFMH) e da Escola Superior de Tecnologia de Viseu (AEFSTV), o Instituto Politécnico da Guarda (AEIPG) e o Instituto Politécnico de Leiria disputaram entre si uma vaga nas meias-finais, saindo vencedora a equipa de Leiria, num jogo ganho em dois sets, com os parciais de 14-25 e 21-25.
No grupo C, encontrava-se uma Académica de Coimbra bastante empenhada em ganhar o torneio para assim garantir um lugar na fase final, sendo de admirar a vitória desta nos dois jogos disputados e a consequente passagem às meias-finais (AAC 2-0 AAUAlg; AAUTAD 0- 2 AAC). No outro jogo do grupo a Universidade Trás dos Montes e Alto Douro) venceu a AAUAlg (Universidade do Algarve) por 2-0 (25-12; 25-15).
No grupo D, a AEISMAI, à imagem da Académica de Coimbra, venceu tudo o que tinha para vencer, mostrando-se uma equipa coesa e tecnicamente avançada em relação às restantes equipas do grupo. O Instituto Superior da Maia (AEISMAI) venceu a AEIST por 2-0 (25-17; 25-13) e também a Universidade de Aveiro (AAUAv) pelo mesmo resultado (25-14; 25-9), tendo convencido o público presente.