O Complexo Desportivo da Covilhã foi o palco das provas
Jovens desportistas dão o seu melhor
Atletas completos

Um fim-de-semana que aspira à recolha de frutos, num complexo desportivo onde o melhor investimento será mesmo a constante presença dos jovens.


Por Mayra Fernandes


O complexo desportivo da Covilhã recebeu este fim-de-semana a fase de apuramento distrital do “Atleta Completo”. Esta competição é um conjunto de provas combinadas do calendário da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), destinada aos jovens atletas dos escalões infantil, iniciado e juvenil.
Com cinco clubes participantes e atletas dos 13 aos 16 anos para as provas de tetratlo, hexatlo e octatlo o “Atleta Completo” teve lugar pela primeira vez na nossa cidade.
Embora a Covilhã não tenha a tradição de provas de pista, Jorge Rico, director técnico da Associação de Atletismo de Castelo Branco (AACB), adianta que “os apoios para incentivar os potenciais atletas têm sido de grande valia, esta foi a primeira, mas já estão em vista outras provas como o “Olímpico Jovem”, a nível nacional e várias outras de âmbito regional”. A mesma fonte acrescenta que se se investiu num complexo de milhares de contos vale a pena ter os jovens a usufruir dele para que a médio/ longo prazo se possam recolher frutos. Sendo que investir nos jovens não se trata apenas de manter o complexo aberto ao público, a Covilhã com o apoio da Câmara Municipal e da FPA conta agora com uma nova “Escola de Atletismo”.
Para este apuramento as expectativas são as melhores: levar uma selecção homogénea, de qualidade, que orgulhe o distrito e colocar-se entre as 12 melhores selecções distritais do país, revela-nos o director técnico da AACB.
Apurados para a fase nacional em Óbidos ficaram do escalão infantil, Miguel Beirão, da Escola de Atletismo da Covilhã, com 832 pontos e Cátia Jacinto, do Grupo de Atletismo da Donas, com 1222 pontos. Nos iniciados passaram do Clube da Mata, Bruno Sousa com o total de 2372 pontos e Liliana Martins do Valongo com 2070 pontos. Tiago Rato e Witney Barata, ambos do grupo de atletismo de Valongo, com 4274 pontos e 2957, respectivamente, são os juvenis apurados para representar o distrito.
“Após esta competição e com a abertura da escola de atletismo esperamos conseguir atrair os jovens para o atletismo de pista, contrariando um pouco o atletismo de estrada. Para isso precisamos contar sempre com o apoio das escolas para a divulgação e incentivo aos alunos para esta prática desportiva”. Este é o desejo do treinador da Escola de Atlestismo da Covilhã, Prof. Carlos de Oliveira.