Divulgar novas tecnologias foi o objectivo desta deslocação à UBI
Acção de formação
Estimular a pesquisa on-line

Divulgar as funcionalidades do portal B-On (Biblioteca do conhecimento on-line) e da plataforma Wok (Web of knowledge), aplicativos de alta tecnologia para bibliotecas, estimular o acesso on-line e optimizar os recursos dos serviços de documentação da UBI foram a razão desta iniciativa.


Por Anabela Oliveira


A acção de formação sobre a plataforma ISI Web of Knowledge (Wok) e a Biblioteca do Conhecimento on-line (B-On), realizada na UBI no passado dia 7 de Abril, é parte integrante de várias acções de informação que estão a ser realizadas em diversas universidades portuguesas.
A iniciativa começou no dia 4 de Abril nas Universidades do Minho e do Porto, seguiram-se, as Universidades de Aveiro, da Beira Interior e do Algarve, a Escola Superior de Educação de Coimbra e termina dia 11 de Abril no Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) e na Universidade Nova de Lisboa. Sandra Pinto, responsável pelo Serviço de Publicações Electrónicas, explicou ao Urbi que se optou por "fazer uma subscrição conjunta entre as várias bibliotecas universitárias a nível nacional".
Este evento foi trazido à UBI pelo Observatório da Ciência e do Ensino Superior (OCES) e pela UMIC (Agência para a Sociedade do Conhecimento) em conjunto com as várias Universidades.
Durante as quatro horas de formação, técnicos da Thomson ISI falaram sobre a pesquisa no portal Wok e sobre outros recursos de tecnologia bibliotecária que a Thomson comercializa.
Integradas nestas acções foram ainda realizadas duas apresentações sobre a B-On e a integração da plataforma Wok na B-On, tendo como oradores a Clara Rosa e João Moreira, do grupo de trabalho da B-On.
Serviço de apoio ao utilizador, regras e técnicas de uso, conteúdos gratuitos e subscritos e como aceder a estes portais on-line, que fornecem uma referência essencial para os recursos electrónicos no ambiente da informação académica, foram alguns dos temas dirigidos a uma baixa audiência.
Esta iniciativa destinou-se a todos os utilizadores finais (docentes, investigadores e alunos). Sandra Pinto considera “crucial a promoção dos recursos electrónicos dos serviços de documentação a todos os potenciais utilizadores, tendo como finalidade estimular o acesso on-line e fazer com que a nossa comunidade científica (professores, alunos, investigadores) possam usufruir da melhor maneira tudo o que temos para oferecer, daí a importância de conseguir trazer para a UBI este tipo de acções, assim como motivar os utilizadores a assistir”.