Por Catarina Rodrigues


Dois dias para debater as questões relacionadas com os novos media

CMC (Comunicação Mediada por Computador), Identidade e Género é o tema das próximas jornadas a realizar no Departamento de Comunicação e Artes da UBI. A iniciativa terá lugar nos dias 15 e 16 de Abril na Sala dos Conselhos e reunirá investigadores portugueses, brasileiros, ingleses e americanos.
A utilização crescente do computador pessoal e mais concretamente da Internet criou novas possibilidades na comunicação. Os novos dispositivos que vão surgindo são utilizados para os mais variados aspectos graças às potencialidades tecnológicas cada vez mais avançadas. De acordo com o site das jornadas [http://www.labcom.ubi.pt/cmc/] esta iniciativa “vem colocar em questão os usos sociais do ambiente digital e os modos de os investigar academicamente. Evitando as especulações sobre o impacto provável da Internet na Humanidade, busca-se discutir os usos sociais contemporâneos deste meio e as apropriações que as pessoas fazem dos ambientes virtuais – e de que modo esta combinação articula lógicas de identidade, de relacionamento e de poder”.
A primeira sessão temática subordinada ao tema “Internet e Género” está marcada para as 14h15 da próxima sexta-feira. “Interacções digitais: teoria e método” será a temática da segunda mesa, marcada para as 15h30 do mesmo dia. Para sábado está reservada a questão das “Identidades na CMC” e as “Configurações Técnicas do Espaço Público”. Cada sessão terá dois oradores e dois comentadores, numa forma de incentivar o debate sobre as várias temáticas que vão sendo abordadas.


Para ver o programa completo ou para mais informações consultar o site:
[http://www.labcom.ubi.pt/cmc/].