Por Helder Lopes


Um estudo que pretende ir contra alguns preconceitos existentes na avaliação escolar

Na passada quinta-feira, dia 8 de Abril, pelas 15 horas e 30, tiveram lugar no anfiteatro 7.21 no Pólo IV da Universidade da Beira Interior as provas de mestrado requeridas pela licenciada Maria Eugénia Ribeiro Garcia Baptista.
Uma tese com um tema inovador, focando a aprendizagem no ensino pré-escolar através de portfolios que “fomentam a autonomia das crianças e proporcionam uma nova organização no método de estudo”, disse a autora.
Durante a sua investigação, Maria Eugénia Baptista afirma que “houve alterações nos níveis de envolvimento, as crianças demonstraram interesse e empenho na construção do seu portfólio, por outro lado, o educador reconheceu que havia melhoria ao nível da organização e sistematização da aprendizagem.”
Para a autora da tese este estudo irá enriquecer a avaliação do ensino neste escalão etário onde “o trabalho de campo foi muito importante, as dificuldades foram vividas no terreno, e por isso mesmo pudemos constatar que todos nós, os actores intervenientes no processo educativo, ganhamos com esta nova experiência, especialmente os alunos”, dizendo em seguida que “a avaliação da educação na infância é extremamente importante para o futuro dos mais novos”.
Este estudo teve como base unicamente o pré-escolar, mas um estudo do mesmo tipo também se poderá reportar a outros níveis de ensino, como afirmou Maria Eugénia.
A tese recebeu a classificação de “Muito Bom” por parte de um júri constituído pela Doutora Maria de Fátima Simões, professora associada da Universidade da Beira Interior, Doutor Pedro José Rosário, professor auxiliar da Universidade do Minho, e a Doutora Maria Luísa Frazão, professora auxiliar da Universidade da Beira Interior.