Criar novas parcerias com a Universidade, em vários domínios, são passos a dar num futuro próximo
Tomada de posse
Nova presidente do Politécnico
quer colaborar com a UBI

Os destinos do Instituto Politécnico de Castelo Branco vão estar entregues a Ana Maria Vaz durante os próximos três anos. Uma das medidas já anunciada pela responsável passa pela colboração com a UBI.


José Manuel Alves
NC / Urbi et Orbi


Ana Maria Vaz, é a nova presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco para o triénio 2005/2008.
No acto eleitoral, realizado na passada semana, a vencedora obteve 77 votos contra 55 do candidato José Carlos Gonçalves, tendo votado todos os 132 membros da Assembleia-geral, aguardando-se agora a homologação dos resultados para que Ana Maria Vaz seja empossada, sucedendo desta forma, a Valter Lemos, actual secretário de Estado da Educação.
A projecção do IPCB e a aproximação da instituição junto da comunidade são dois dos principais objectivos que pretende atingir. "Queremos trabalhar directamente com a comunidade, seja autarquias ou empresas, já que temos recursos que nos permitem colaborar em formações e projectos" sustenta.
A cooperação com a Universidade da Beira Interior, é outra das metas a atingir, tal como salienta. "Somos duas instituições do distrito e só temos a ganhar em colaborar com os recursos que temos", pelo que "tentaremos fazer parcerias em algumas áreas, podendo a UBI usufruir das nossas valências e vice-versa".
A revisão dos estatutos do IPCB, é "a aposta inicial para poderem desenvolver-se actividades inovadoras" garante a responsável, frisando que uma delas, "é a criação de um centro de investigação, que reúna os já existentes, mas dispersos pelas diversas escolas e docentes", pelo que "é necessário sobretudo haver uma maior rentabilização dos recursos do IPCB e dar uma outra visibilidade às investigações que fazemos, que são importantes para o desenvolvimento das empresas da região e da instituição".
No horizonte de Ana Maria Vaz está a implementação de um gabinete de empreendedorismo e integração na vida activa e um gabinete de qualidade.