Estudantes da área da Comunicação vão estar reunidos na Covilhã
IV ENEJC realiza-se na UBI
Jornalismo e Comunicação em destaque no próximo fim-de-semana

2005, o ano do IV Encontro Nacional de Estudantes de Jornalismo e Comunicação, é também o ano da descentralização deste evento da cidade de Coimbra, onde se realizaram as três primeiras edições. Futuros jornalistas e futuros profissionais da Comunicação em diversas áreas vêm, no próximo fim de semana, à cidade da lã e da neve.


Por Rosa Ramos


“Terminar com as distâncias geográficas, institucionais e ideológicas que têm separado os Estudantes de Comunicação de Portugal”. Este foi o desafio lançado em 2002 pelos estudantes da Universidade de Coimbra, que, pela primeira vez, pensaram o Encontro Nacional de Estudantes de Jornalismo e Comunicação (ENEJC).
Já na sua quarta edição, o ENEJC saiu, este ano, da cidade de Coimbra. A proposta apresentada pela Universidade da Beira Interior na edição do ano passado, de trazer o encontro para a Covilhã e para a UBI, foi a mais votada pelos estudantes então presentes.
Deste modo, no próximo fim-de-semana estarão em debate questões tão actuais e importantes para os futuros profissionais das áreas da Comunicação como o crescente fenómeno da Blogoesfera, as novas tecnologias ao serviço da Comunicação e, naturalmente, o complexo Tratado de Bolonha. A Formação Pedagógica de docentes e o panorama em matéria de saídas profissionais também fazem parte do programa deste ano. O Humor na Publicidade, as Estratégias de Vendas em Publicidade, as relações entre Jornalistas, Assessores e Provedores, o Jornalismo Cultural e a sempre controversa relação entre Jornalismo e Justiça completam a lista de painéis que se realizarão de 22 a 25 de Abril no pólo principal da UBI. A par das conferências, será ainda proposto ao estudantes de todo o país a participação em wokshops diversos.
Os três dias de Encontro custam 40 euros, com alojamento nas Residências da UBI e alimentação. Vinte e cinco euros é o preço da entrada no evento com alimentação incluída. O bilhete que dará acesso apenas ao encontro, propriamente dito, custará dez euros. As inscrições estarão abertas ao longo de toda a semana. Para mais informações, consultar o Departamento de Comunicação e Artes ou o site oficial do encontro em http://www.ubi.pt/4enejc.