Por Catarina Rodrigues


Uma das principais preocupações do conselho fiscal da AAUBI prende-se com a situação financeira

Desde que tomou posse, a nova equipa da Associação Académica da Beira Interior (AAUBI) mostrou preocupação com a gestão financeira. Conseguir uma academia sem dívidas é um dos principais objectivos desta direcção e foi nesse âmbito que os responsáveis decidiram tornar pública a informação referente às contas da AAUBI.
O primeiro parecer apresentado pelo Conselho Fiscal relativo à actividade económica e financeira da nova direcção da AAUBI destaca o subsídio recebido do Instituto Português da Juventude (IPJ) no valor de 41 583 euros. Os responsáveis pela área financeira da Associação consideram que este resultado “é fruto de um enorme trabalho desenvolvido por alguns dirigentes que transitaram da direcção anterior e alguns elementos que agora tomaram posse no Conselho Fiscal e Mesa da Assembleia-geral”.
No parecer merece também destaque o facto de, entre os dias 17 e 31 de Março terem sido amortizadas dívidas a vários fornecedores da AAUBI, num valor total de 33 809 euros. A Associação Académica pretende ainda renegociar o contrato referente às telecomunicações móveis, já que segundo os responsáveis, esta despesa “tem uma preponderância financeira manifestamente acima das possibilidades”.
Os responsáveis pela secção fiscal manifestam ainda, no parecer divulgado, alguma surpresa pelo facto de contas bancárias, tanto na Caixa Geral de Depósitos como no Millennium BCP, se encontrarem negativas aquando da tomada de posse, “sendo cobertas, uma pelo subsídio ordinário do IPJ e a outra por um subsídio da Reitoria”.
A AAUBI refere ainda o facto de a maior parte dos núcleos não cumprir o Regulamento Administrativo Interno. “O Conselho Fiscal nas novas atribuições que lhe estão cometidas irá sugerir aos núcleos em sede de Conselho Consultivo de Núcleos novas regras e sanções consequentes às práticas que têm sido detectadas”, referem os responsáveis. Mas as sanções não foram só sugeridas aos núcleos, também à Direcção da AAUBI foram feitos alguns "reparos" por manifesta negligência em áreas fundamentais como o planeamento financeiro e estruturação do mapa de amortização.

Ver parecer do Conselho Fiscal na íntegra