Nós, os Media

de Dan Gillmor




“Este livro tem por tema a transformação do jornalismo, de um meio de comunicação de massas do século XX até algo mais profundamente cívico e democrático. É antes de mais, a história de uma evolução. Os seres humanos sempre contaram histórias uns aos outros e cada nova era de progresso conduziu a mais um passo na arte de as contar”.

 




 

 

 

Por Catarina Rodrigues

"Nós, os Media" (We, the Media - Grassroots journalism by the people, for the people é o seu título original) é um livro que Dan Gillmor, colunista de tecnologia no "San Jose Mercury News", escreveu de forma “aberta”. O autor foi colocando cada capítulo na on-line e pediu comentários aos seus leitores acrescentando depois à obra alguns dos contributos recebidos.
Cidadãos-jornalistas é um conceito que assume grande importância neste trabalho de Gillmor. O autor diz no seu livro que “a emergência do cidadão-jornalista vai ajudar-nos a prestar-lhe atenção. A possibilidade de qualquer um produzir informação dará voz a pessoas que a não têm tido. E precisamos de ouvir o que elas têm a dizer-nos. Para já, estão a mostrar a todos e a cada um de nós - cidadão, jornalista, objecto da notícia – que existem novas formas de falar e de aprender”. O autor dá como exemplo o caso dos blogues onde é possível obter reacções imediatas dos leitores. Há nesta obra, onde por vezes a distinção entre blogues e jornalismo não aparece bem definida, a ideia de que os leitores sabem mais que os jornalistas e têm uma palavra a dizer, devendo ser chamados a participar no processo de elaboração das notícias. Como exemplo concreto da existência de "cidadãos-jornalistas" Gillmor fala no site OhMyNews.com, um jornal "on-line" da Coreia do Sul que teve um papel essencial em temas de importância política, como as eleições para a presidência daquele país. Através deste site qualquer cidadão pode ser um repórter e ter um papel activo nesta tarefa. O autor dá ainda outros exemplos de cidadãos que, não satisfeitos com os media tradicionais exercem uma vigilância crítica sobre estes, investigam e constroem as suas próprias notícias.
O livro de Dan Gillmor editado pela Presença, dá um assim um contributo para a análise de fenómenos que se passam actualmente na Internet, exemplificando as várias situações com casos concretos, o que sem dúvida contribui para uma melhor percepção dos fenómenos. É também uma forma de perceber a importância do número cada vez mais elevado de blogues que proliferam um pouco por todo o mundo. Gillmor centra-se nas novas possibilidades da Era da Comunicação Global considerando, no entanto, que determinadas ferramentas digitais ainda não estão a ser aproveitadas pelos jornalistas sendo que ao público está reservado um papel mais activo e interveniente.


"We, The Media" (em inglês) está também on-line em formato PDF em:
http://www.oreilly.com/catalog/wemedia/book/index.csp


Mais sobre Dan Gillmor nos sites:
Dan Gillmor on Grassroots Journalism
SiliconValley.com