Por Fábio Moreira


A escola de Santo António ganha mais uma estrutura de apoio às aulas

A inauguração da biblioteca escolar da EB1 e Jardim de Infância do bairro de Santo António, no sábado, 23 de Abril, foi o ponto alto das comemorações do Dia Mundial do Livro e das Bibliotecas levada a cabo pela autarquia covilhanense.
A inauguração da biblioteca, que teve um custo de 1500 euros, decorreu pelas 15 horas e contou com a presença do edil Carlos Pinto, de vereadores, crianças da escola, pais e professores. O escritor Bruno Santos, autor de livros infantis, realizou dentro da biblioteca inaugurada uma acção de dinamização para incentivar a leitura.
Depois, estas cantaram o hino da escola para os presentes, ao que se seguiram os habituais discursos. E os primeiros a falar foram mesmo os pequenos alunos da escola primária que pediram para que o investimento na biblioteca continuasse, pois é sempre necessária actualização. Os discursos dos adultos foram curtos, dirigidos às crianças, e destacaram a importância dos livros, da leitura e do espaço que estas têm agora à disposição. “A autarquia tem apostado nestes espaços e agora é altura de vocês desfrutarem deles”, referiu Maria do Rosário Pinto, vereadora da CMC.
Carlos Pinto destacou que “esta biblioteca, com os meios que tem, significa a aposta da qualidade nas escolas do primeiro ciclo do concelho”. Na opinião do autarca, “para melhorar não bastam os espaços, são precisos também os meios”. Neste sentido, Carlos Pinto afirmou que a Câmara vai investir para colocar o concelho na primeira linha no que diz respeito a meios tecnológicos. Para além dos livros, a biblioteca coloca à disposição dos alunos publicações periódicas, cassetes áudio, vídeos, CD’s, slides e DVD’s.
As comemorações tinham já começado na tarde de sexta-feira, 22 de Abril, com a presença de Bruno Santos na Biblioteca Municipal da Covilhã, onde esteve à conversa com dezenas de crianças vindas de várias escolas. Estas “bombardearam” o escritor com perguntas sucessivas sobre si e sobre os seus livros e personagens. O autor tentou, através da fantasia, transmitir mensagens educativas para a pequenada.