Por Helder Lopes


O lançamento da primeira pedra foi realizado no dia 25 de Abril

Unhais da Serra viveu na passada segunda-feira, 25 de Abril, um dos dias mais marcantes da sua história recente – o lançamento da primeira pedra para a construção do novo complexo termal.
Com o início da construção do complexo, a vila de Unhais da Serra irá “renascer” e conhecer um desenvolvimento turístico que permitirá identifica-la como uma “Vila Termal”.
O complexo que irá ser implantado em Unhais da Serra corresponde a uma construção de raiz. O hotel será classificado de 4 estrelas e integrará além dos alojamentos (78 quartos), espaços modulares para reuniões e congressos, salões polivalentes e restaurantes.
António João, presidente da Junta de Freguesia de Unhais da Serra começou por recordar o passado desta localidade, enumerando algumas das obras emblemáticas que já fizeram parte do passado de Unhais e projectando algumas aspirações para o desenvolvimento da vila. “Nós unhaenses apresentamos o maior índice de desenvolvimento na época de 1910 e 1950. Nessa altura para apoiar as termas existia um hipódromo, três pensões, um hotel e um casino, existindo ainda alguns projectos, como o teleférico, a sair das termas em direcção à torre e também de um novo edifício termal. Mas por ironia do destino, o teleférico nunca passou do papel, o dinheiro para a construção de o novo edifício termal foi investido na construção das Termas de Monfortinho”, continuando o presidente da Junta de Freguesia de Unhais da Serra disse que “Unhais da Serra deixara de ser um terra adiada e passará para o roteiro das povoações desenvolvidas.”


Um projecto inovador


António João destacou ainda todos aqueles que lutaram para alcançar este sonho que há muito estava enraizado nas gentes da vila, referindo-se também à empresa concessionária das Termas de Unhais e em particular ao seu presidente, Manuel Brancal, assim como a Luís Veiga e à Câmara Municipal da Covilhã. “Agradeço à empresa concessionária da exploração termal de Unhais da Serra e em particular ao seu presidente, Manuel Brancal que desde o início existiu uma comunicação assertiva e responsável entre a sua empresa e a autarquia, uma referência também para Luís Veiga, apesar das muitas dificuldades que surgiram ao longo do processo, e foram muitas, nunca vi da sua parte qualquer hesitação que levasse a pensar que o sucesso deste projecto pudesse estar em causa.”




“Os unhaenses têm agora capacidade de fazer história em Portugal”

Luís Veiga, presidente da Sociedade Imobiliária Brancal referiu-se àqueles que nunca acreditaram que este projecto fosse concretizado. “Já adjudicamos a obra e esta irá começar rapidamente, os unhaenses irão começar a sentir no seu dia a dia que a vila vai mexer, dizendo ainda que “a população tem que perceber que a visão que têm que ter a partir de agora é que tem que se trabalhar para o turismo. A vila tem que se reformular para se afirmar como verdadeira vila termal.”

“Termas como as de Unhais só no Japão”

Carlo Pinto, deputado da Assembleia da República e também presidente da Câmara da Covilhã, ainda que com um intervalo de um mês como o próprio referiu, começou por dizer que “este projecto mantém-se desde a alguns anos porque efectivamente sabemos o que é preciso para o desenvolvimento da região” salientando também o papel fundamental dos empresários para o desenvolvimento da região. “Queremos trabalhar com os empresários para o futuro, pois é esse o segredo de conjugação entre a junta de freguesia, da câmara e de uma empresa privada da região, é esse o segredo para hoje ser permitido o sonho que tantas gerações acalentaram deste recurso natural ser posto ao serviço de Unhais da Serra da região e do nosso País.”
Depois a edilidade covilhanense salientou o investimento que a câmara irá realizar em Unhais, “mais de 600 mil contos” será “para construir uma ponte sobre a ribeira de Unhais, vamos ter que construir parques de estacionamento, vamos ter que construir um novo acesso desde a ponte da estrada nacional, vamos ter que acabar a ligação da estrada da serra, e não desisti de lançar acções fundamentais para o teleférico.”
Os muitos unhaenses que estiveram presente nas comemorações ficaram entusiasmados com o “salto” que Unhais irá conhecer dentro em breve, criando mais postos de emprego na vila e melhorando ao mesmo tempo a qualidade de vida dos seus habitantes.
A inauguração do complexo termal está marcada para o final de 2006 num empreendimento que rondará um investimento de 12 milhões e meio de euros.
Ainda durante as comemorações do lançamento da primeira pedra, a Junta de Freguesia de Unhais da Serra e a Câmara Municipal da Covilhã assinaram um protocolo que assegurara até 2009 um programa de obras na linha do investimento estrutural que tem vindo a ser seguido, definem-se neste protocolo responsabilidades a assumir pela autarquia repondo-se desta forma expectativas de justiça compensatórias para a junta de freguesia num investimento global de 200 mil euros distribuídos de acordo com o programa e as acções a definir pela junta local.