O coro da Universidade de Coimbra foi um dos promotores do evento
11º Encontro Internacional de Coros Universitários
O Canto dos rouxinóis de visita à Covilhã

Uma das atracções da passada noite de sábado, na Covilhã, foi o Coro Universitário da Polónia.


Por Lidiane Oliveira


Com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã e pela iniciativa do Coro da Universidade de Coimbra os covilhanenses puderam deleitar-se com a apresentação do Coro da Universidade de Tecnologia de Lublin da Polónia, no passado sábado, dia 23, no Teatro Cine.
Neste 11º Encontro Internacional de Coros Universitários, organizado pelo Coro da Universidade de Coimbra, a selecção dos coros participantes foi feita com o objectivo de privilegiar o contacto com coros universitários dos países recém aderentes a União Europeia.
O encontro ocorre em Coimbra, mas com o objectivo de difundir a música coral o coro da Universidade de Coimbra promove, simultaneamente, apresentações em outras cidades do País.
Dirigido pela maestrina Elzbieta Krzeminska o coro polaco coopera com várias orquestras, tais como a Filarmónica de Lublin e a Filarmónica do Báltico, assim como tem editadas participações em interpretações de diversos compositores clássicos e já contam com dois álbuns gravados.
Este coro actua frequentemente no circuito europeu, participando em vários e prestigiados festivais nacionais e internacionais.
O seu repertório contém um vasto leque de estilos, a destacar as músicas folclóricas de várias culturas, inclusive a portuguesa, música sacra, jazz e oratória.
O espectáculo, que era gratuito, atraiu uma grande assistência. Com vozes sublimes e divertidas coreografias o Coro da Universidade de Lublin cantou e encantou a plateia que os aplaudiu de pé.