Por Eduardo Alves


Cerca de 120 atletas estiveram na Covilhã para este torneio

Esteve em grande destaque o desporto das pernas e das mãos no passado fim-de-semana, na Covilhã. Cerca de 120 atletas vieram de diversas regiões do País para disputarem aquele que foi o II Open de Taekwondo. Esta modalidade que tem a sua origem em território coreano, há mais de 3 mil anos começa agora a conhecer um grande número de adeptos por todo o mundo. Portugal não é excepção e também vê o seu número de entusiastas da modalidade a aumentar.
Foi com este espírito que a Associação Académica da Universidade da Beira Interior realizou o seu primeiro I Open de Taekwondo, em 17 de Abril de 2004. Uma modalidade nova que recebeu um forte impulso com o encontro da Covilhã. De tal maneira que os responsáveis arriscaram e um ano depois resolveram avançar com a segunda edição do evento de cariz desportivo. Para Jaime Pais, responsável pela Secção de Desporto da AAUBI, “a realização deste evento, com estas condições, na Covilhã vem demonstrar as capacidades da organização”. Com um balanço muito positivo do dia de provas, o responsável adianta que no próximo mês a experiência volta-se a repetir. A AAUBI venceu o concurso que designa a Universidade que realiza o campeonato nacional. Jaime Pais refere que “vão ser dois dias de desporto ao mais alto nível, com atletas de todas as universidades a competirem entre si”.
No total estiveram durante todo o dia na UBI 120 praticantes desta modalidade vindos de Lisboa, Santarém, Aveiro, Braga, Esmoriz e Seia. Neste II Open de Taekwondo da Cidade da Covilhã, miúdos e graúdos competiram entre si, na categoria Kyorugui (combates), num total de 11 equipas. Esta categoria é uma das mais importantes neste tipo de desporto. O qual também envolve demonstração de golpes, de ataques e métodos de defesa e de simulações de movimentos. Já no final do evento houve ainda tempo para uma demonstração de capoeira e de dança.
De ressalvar ainda o facto deste open ser realizado nesta data, uma vez que serve para a preparação de vários atletas que têm como objectivo estar presentes no Campeonato Nacional Universitário desta modalidade, a realizar em Maio, também na Covilhã.