Por Catarina Rodrigues


Segundo o órgão que gere os dinheiros da AAUBI, as contas têm de ser apertadas

Com a proximidade da realização de mais uma Semana Académica o Conselho Fiscal alertou para a necessidade de contenção de despesas “visando criar condições para que esta iniciativa possa ser auto sustentada não prejudicando a recuperação financeira em curso na AAUBI”.
O Conselho Fiscal da AAUBI participou no Conselho Consultivo de Núcleos (CCN) onde anunciou as novas regras na gestão financeira da AAUBI no que diz respeito aos Núcleos e à nova política seguida no Conselho Fiscal, nomeadamente na responsabilização das Direcções dos Núcleos por eventuais falhas e irregularidades detectadas. Num parecer emitido após a reunião realizada no passado dia 14 de Abril, o Conselho Fiscal lamenta o facto de “após a reunião do CCN onde participou quase totalidade dos núcleos agregados à Direcção da AAUBI e depois de terem sido aceites as regras dispostas no Regulamento Administrativo Interno, poucos Núcleos entregaram todos os documentos de contabilidade relativos à sua actividade”. O Conselho Fiscal salienta “de forma positiva” os núcleos cumpridores: IBERUBI, MATUBI, UBIGEST, NEFAO, UBIFASHION, NE2FQ, NEUBI, NECUBI e UBINEC. O Conselho Fiscal decidiu dar aos Núcleos um prazo até ao dia 22 de Abril para que estes possam entregar a documentação contabilística em falta. Caso isso não aconteça serão implementadas as sanções decididas em Conselho Consultivo de Núcleos.
O Conselho Fiscal continua a salientar a importância do rigor contabilístico e da boa gestão financeira “conjugando vontades e utilizando todos os recursos humanos ao seus dispor para projectar a AAUBI para patamares de eficiência e eficácia que se exige numa Associação desta envergadura”. Foi por isso aceite que iria ser elaborado entre a Direcção da AAUBI e o gestor profissional desta Associação Académica, um mapa financeiro de amortização de todo o passivo da AAUBI que ronda actualmente cerca de 25 mil euros.
Na reunião realizada o Conselho Fiscal deixou ainda uma nota de apreço à Direcção da AAUBI pelo facto de ter aceite a recomendação para que o bar da sede seja concessionado através da Reitoria à semelhança das papelarias, garantido, desta forma, receitas directas e contínuas.

Ver Parecer do Conselho Fiscal na íntegra